Ocupe a Praça lança documentário Tototós e leva jazz de Soayan para a General Valadão

Cultura
01/11/2017 22h47

A noite desta quarta, 1º de novembro, foi de jazz na praça General Valadão. A Prefeitura Municipal de Aracaju e a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realizaram mais uma edição do Ocupe a Praça, através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD). Atração da noite, a cantora Soayan, embalou o público e comemorou 30 anos de carreira. Foi a 12ª edição do evento, fato que foi enaltecido pelo presidente da Funcaju, Silvio Santos.

“Estamos ocupando o centro histórico com um programa que envolve cinema e música e esta 12ª edição está maravilhosa, é mais uma atração na capital para quem gosta de cultura. Um evento que atrai o público, comerciantes e vários outros segmentos para a praça General Valadão no período noturno”, destaca Silvio.
 
Como o foco principal do Ocupe a Praça é a valorização do audiovisual sergipano, foi lançado o documentário “Tototós: Canos do Rio Sergipe”, do diretor Sérgio Borges. Para a coordenadora do NPD, Carolina Westrup, é muito importante para o Ocupe ser palco do lançamento de um documentário aracajuano.

“Mais uma edição do Ocupe e sempre agradando a diversos públicos. Estamos lançando um documentário importantíssimo que conta um pouco da história do rio Sergipe, fala sobre os tototós e tem como diretor o grande documentarista Sérgio Borges, que já fez vários filmes e é consagrado aqui na cena audiovisual. É muito importante para nós que o Ocupe seja sempre o palco de lançamentos dos nossos produtos audiovisuais”, valorizou Carolina.

Segundo o diretor Sérgio Borges, o projeto do documentário “Tototós” surgiu em 2011 após uma lei que transformou as canoas tototós em um patrimônio cultural e material do estado de Sergipe. “Um documentário de 17 minutos que resgata a importância do resgate cultural das canoas e ao mesmo temo é um alerta em relação a necessidade do governo de desenvolver políticas públicas para a preservação das canoas. Poder lançar este filme no Ocupe a Praça é muito gratificante, porque é um evento bem oportuno, uma nova forma da gente divulgar para a população de Aracaju um espaço que era pouco usado e que atualmente a Funcaju está sabendo explorar de forma bem interessante trazendo o cinema e a música para o centro antigo”, ressalta Sérgio.  

Para fechar a noite com chave de ouro, após o lançamento do documentário, foi a vez da cantora Soayan subir ao palco montado na praça General Valadão e encantar o público com seu vozeirão e um jazz de qualidade comemorando 30 anos de carreira. O repertório da noite contou com o melhor do jazz, sucessos do cinema e umas pitadas de bossa nova.  
 
“É uma emoção gigantesca estar aqui. Primeiro porque eu acredito na ocupação dos centros históricos de uma maneira geral como aconteceu no Rio com a Lapa, em Recife, em Salvador, e acho que esta iniciativa promove a utilização do espaço público devolvendo para o cidadão aracajuano aquilo que eles investem. Trazendo arte de qualidade, cinema, música, ocupando um espaço histórico e trazendo a população. E a gente sabe que quando a cidade é ocupada ela inibe a violência e uma série de acontecimentos ruins. Este é o caminho correto para se fazer cultura e se prestigiar a diversidade artística que a cidade oferece”, enaltece Soayan.
 
 
Ocupe a Praça
 
O evento é promovido pela Funcaju, através do Núcleo de Produção Digital, no Centro Cultural de Aracaju e na praça General Valadão, sempre às 19h, na primeira e na última quarta-feira de cada mês. O "Ocupe a Praça" tem como objetivo fomentar o audiovisual e ocupar a Praça General Valadão com atividades artísticas, tornando-a um espaço mais democrático e levando assuntos de interesse social para debate, justamente por unir agentes culturais, líderes de manifestações sociais e culturais, estudiosos e também políticos.