Conta Cidadã, promovido pela Sema e Energisa, chega a sua terceira edição

Meio Ambiente
03/11/2017 11h51

A sua conta mais leve, a cidade mais limpa. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Energisa, vem promovendo o projeto Conta Cidadã, que chega a sua terceira edição, realizada nesta sexta-feira, 3, na praça Tobias Barreto, bairro São José.
 
O Conta Cidadã é um projeto de conduta consciente, idealizado pela Energisa, que funciona desde 2014, e tem como objetivo oferecer desconto na conta de energia do consumidor que efetue a entrega de materiais recicláveis nos pontos de coleta da ação. “Pensando em dar uma maior contribuição para o meio ambiente, decidimos junto à Sema difundir o Conta Cidadã para toda Aracaju, através da troca realizada pelos consumidores: o lixo reciclável pelo desconto na conta de energia”, explica a servidora da Energisa e supervisora do Conta Cidadã, Kátia Lina. 
 
De acordo com Kátia, a parceria entre Energisa e Sema na difusão do projeto vem dando resultado. Nas duas primeiras edições, realizadas em outubro deste ano, houve uma procura considerável por parte dos cidadãos, assim como o quantitativo de materiais recicláveis doados. “Até esta terceira edição, conseguimos 200 novos cadastros de pessoas que aderiram ao Conta Cidadã. Já com relação aos resíduos recicláveis, houve um quantitativo de cerca de 600 toneladas. O nosso objetivo é fomentar cada vez mais essa participação para as próximas edições que ocorrerão até o fim do ano”, explica Lina. 

Incentivos
 
Além de incentivar os cidadãos sobre o consumo consciente, nesta terceira edição, o projeto contou com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), que ofereceu ginástica laboral para os participantes da ação, assim como orientação quanto à prática de atividades físicas, através da utilização de aparelhos disponíveis na praça. A Sejesp também foi orientada pela equipe da Sema e da Energisa sobre o funcionamento do Conta Cidadã. 
 
“Recebemos o convite da Sema para movimentar ainda mais essa ação do Conta Cidadã. Aqui, realizamos uma ginástica laboral, com alguns alongamentos, através do apoio de profissionais capacitados e estagiários . Em seguida, orientamos sobre o uso correto dos aparelhos de atividades físicas disponíveis na praça. A Sejesp vem trabalhando bastante com essa proposta, o de abranger a inclusão; e o pessoal participa de forma efetiva e voluntária”, declara o profissional de Educação Física da Sejesp, Edelzio Júnior.
 
O aposentado Adenaldo Oliveira aprovou as ações. Morador do bairro Siqueira Campos, ele pratica diariamente atividades físicas na praça Tobias Barreto e, com a orientação da equipe da Sejesp, afirma que a partir de agora irá realizar suas atividades de acordo com as instruções dadas. Ele também conheceu um pouco mais sobre o Conta Cidadã e garante que irá contribuir na próxima edição levando o seu material reciclável. 
 
“Sempre estou aqui na praça fazendo atividade física, já há 30 anos. Hoje foi diferente. Pratiquei as atividades na companhia de novas pessoas e recebi orientação de como realizar essas atividades. Fiquei também sabendo sobre o Conta Cidadã e que vão acontecer outras edições. Já vou juntar meu lixo reciclável e trazer na próxima”, declara o aposentado Adenaldo. 

Novas edições acontecem até o fim do ano
 
O analista ambiental da Sema, Cleverton Silva, do setor de Educação Ambiental, garante que até o fim do ano, mais três edições do projeto serão realizadas. O objetivo também é ampliar novas ações para o ano de 2018. 
 
“Vamos realizar mais uma ação ainda neste mês, na tarde do dia 14, aqui mesmo na praça Tobias Barreto.  Em dezembro, vamos expandir essa ação para outros bairros, como o Siqueira Campos e 18 do Forte. A escolha desses locais se deu após uma análise feita pela equipe do projeto, que identificou uma movimentação significativa de moradores que trabalham na questão da reciclagem. O nosso objetivo também é incentivar a continuidade do projeto em 2018, pois é importante mostrar para a sociedade uma reflexão sobre práticas mais conscientes e, ao mesmo tempo, beneficiá-la através destas ações", afirma.