Bairro Lamarão recebe equipes para mutirão de limpeza

Serviços Urbanos
06/11/2017 15h44


Capinação, varrição e coleta de resíduos. Esses foram alguns dos serviços que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), executou nesta segunda-feira, 6, no bairro Lamarão, zona Norte da capital.

Pela manhã, os serviços começaram nas proximidades da avenida Euclides Figueiredo. Munidos com ferramentas manuais, como vassouras e gadanhos, para os serviços mais detalhados, como a retirada do mato que cresce por toda a guia, os mais de 80 agentes de limpeza percorreram as diversas ruas do bairro.

Os mutirões de limpeza são realizados em toda a capital seguem um cronograma estabelecido pela Diretoria de Operações da Emsurb. Para facilitar os trabalhos, a cidade é dividida em setores e cada um possui equipes que, ao finalizarem o mutirão em um bairro , seguem para outro bairro, cobrindo assim toda a cidade.

“Para otimizar os trabalhos das equipes, estamos realizando os serviços no formato de mutirão. Para realizar a ação, a Empresa Municipal adota, após um levantamento feito pelos nossos ficais, uma estratégia de ação específica, que é planejada previamente para atender as demandas dos bairros”, explicou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

Ainda segundo o diretor, o serviço tem a preocupação de facilitar o escoamento dos esgotos, evitar o acúmulo de lixo e a proliferação de insetos e doenças, além de facilitar a circulação de pedestres. “Existem locais onde o terreno acidentado e a disposição irregular dos domicílios favorecem o acúmulo de lixo e mato, desenvolvendo criatórios para insetos e demais animais nocivos à saúde das pessoas. Os mutirões de limpeza, além de promover um melhor aspecto à cidade, têm a preocupação de evitar a proliferação de doenças”, explicou.

O gerente comercial e morador da região, Eronildes dos Santos, acompanhou de perto o trabalho das equipes de limpeza e elogiou a ação. “O trabalho da Prefeitura de Aracaju está excelente, mas é preciso que a população também colabore com a limpeza dos bairros onde moram”, destacou. O mutirão na localidade deve ser concluído até a próxima sexta-feira, 10.

Capinação

A Emsurb realiza diariamente a manutenção das áreas verdes em toda a capital sergipana, nesta segunda-feira, duas equipes executaram os serviços de roçagem mecanizada e manual no Talude da avenida Desembargador Maynard, no bairro América, na zona Oeste da cidade. A partir da limpeza e capinação foi retirado o excesso de galhos e folhas e feito o recolhimento de lixo.