Prefeitura assina termo de incentivo à empregabilidade de jovens e certifica alunos do curso de Vendedor em Shopping

Formação para o Trabalho
06/11/2017 16h27

Nesta terça-feira 7, às 9h, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), assinará um termo de cooperação com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) de Compromisso Social, visando proporcionar à juventude aracajuana ações afirmativas de incentivo ao primeiro emprego, bem como outros programas que enfatizem o protagonismo juvenil na inserção ao mercado de trabalho. O evento acontece no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos,  (rua Frei Luiz Canelo de Noronha, 42, conjunto Costa e Silva, bairro Siqueira Campos) e contará com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira.
 
O Instituto JCPM de Compromisso Social desenvolve um trabalho com jovens de 16 a 24 anos moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM. Um dos focos das atividades executadas por ele é aumentar o potencial de empregabilidade da juventude, colaborando com a formação de cidadãos mais preparados para encarar as demandas da atualidade.

Por conta disso, a primeira ação viabilizada pela parceria foi a oferta de vagas do curso de Vendedor em Shopping (30h) para a qualificação dos jovens atendidos pelo IJCPM e pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).  A capacitação aconteceu durante o mês de outubro e obteve o total de 53 aprovados que receberão o certificado de conclusão durante a solenidade.
 
O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em duas turmas, realizadas no período matutino, com 28 concluintes, e no vespertino, com 29. A proposta da qualificação é possibilitar oportunidades de acesso ao mercado de trabalho no segmento comercial, uma vez que há uma demanda frequente de mão de obra qualificada na área.