Prefeitura de Aracaju estimula jovens ao mercado de trabalho através da qualificação

Formação para o Trabalho
08/11/2017 11h48

"O curso me deu uma oportunidade de aprendizado e qualificação para o mercado de trabalho, me sinto satisfeita agora". Estas foram as palavras de gratidão da aluna Aline da Conceição. Ela e mais 56 alunos receberam certificado de conclusão do curso de Vendedor em Shopping (30h) promovido durante o mês de outubro pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A solenidade de certificação aconteceu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos na terça-feira, 7. Na mesma ocasião também ocorreu a assinatura de dois termos de cooperação entre a prefeitura de Aracaju, através da Fundat e a Secretaria da Juventude e Esporte (Sejesp), e o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). As parcerias têm como objetivo formar profissionalmente jovens aracajuanos, por meio do investimento de políticas públicas que estimulem a inserção deles no mercado de trabalho.

E uma dessas políticas é possibilitar aos jovens aracajuanos, nos bairros onde o IJCPM tem abrangência, cursos de qualificação profissional realizados pela Fundat. Um deles é o de Vendedor em Shopping, cujas primeiras turmas foram realizadas durante o mês de outubro.  Já o termo firmado entre a Fundat e a Sejesp tem como objetivo o desenvolvimento de ações afirmativas de incentivo ao primeiro emprego e Jovem Aprendiz, bem como a concepção de programas que enfatizem o protagonismo juvenil no mercado de trabalho.

Segundo o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, os cursos disponibilizados pela Fundação são definidos de acordo com as demandas oriundas do mercado. Um exemplo disso é que, por meio desta capacitação, 50 jovens foram selecionados para trabalhar nas lojas do Shopping Riomar. "Procuramos atender e incentivar o público jovem a partir de um trabalho baseado no planejamento estratégico desenvolvido pela administração da Prefeitura", explica.

E é assim que Aline se sente: impulsionada a continuar buscando espaço profissional no ramo de vendas, segmento que mais gosta de atuar. "É o meu primeiro curso na área, mas já trabalhei em loja de calçados e com isso consegui experiência", afirma a aluna que agora sabe muito bem quais os próximos passos a dar. "Quero correr atrás de um emprego e se eu tiver mais oportunidades como essa, quero fazer novos cursos. É sempre bom está se qualificando e não ficar parado", acredita a jovem.

Oportunidade de emprego

A aluna Renata Santos, 30, moradora do conjunto Augusto Franco trabalhou com vendas há  quatro meses e ficou sabendo do curso no Centro da Juventude quando fazia o curso de Atendimento com Qualidade. "Sou formada em pedagogia e está muito difícil encontrar emprego, por isso que busco ter uma qualificação que contribui para termos um diferencial, é um ponto positivo", diz Renata. Através da capacitação, ela conseguiu participar de processo seletivo intermediado pela Fundat. "Essas seleções nos fazem continuar tentando. Mesmo que eu não passe agora, tenho sempre que tentar", acrescenta a jovem, sempre atenta à capacitações oferecidas pela Fundação.

Maria Vitória Magalhães tem 19 anos e mora no conjunto Santa Lúcia e soube da capacitação por meio das redes sociais da Fundat. "Estou em busca de emprego e escolhi participar do curso porque gosto de vender e acredito que o shopping é um lugar onde temos mais possibilidades de empregabilidade", conta Maria Vitória, que participou de uma entrevista de emprego e conseguiu ser aprovada e atualmente está disputando uma nova vaga de emprego na mesma seleção que Renata. "Mesmo que eu não consiga agora, eu já tenho uma qualificação, caso eu não consiga dessa vez, sairei melhor na próxima entrevista", conclui.