Defesa Social realiza monitoramento aéreo das áreas de risco em Aracaju

Defesa Social e Cidadania
10/11/2017 07h33

A atuação preventiva é uma das principais diretrizes para assistência à população nas áreas de risco, da capital sergipana. Por isso, o monitoramento das regiões mais vulneráveis às chuvas, enchentes, deslizamentos, dentre outras ocorrências, faz parte da rotina da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju. Foi, justamente, para diagnosticar com exatidão o número de imóveis propensos a desastres geológicos, assim como identificar o grau de risco em que cada um se encontra, que teve início, esta semana, o levantamento aéreo, com captação de imagens, no bairro Porto Dantas.

O recurso possibilita que o mapeamento dos pontos monitorados pela Defesa Civil possam ser atualizados com maior precisão. "Conseguimos visualizar, dessa maneira, a situação de risco especialmente nas regiões de encostas. As imagens, com melhor ângulo, permitem que possamos avaliar melhor a situação de cada residência e, assim, adotar as medidas cabíveis de forma preventiva", ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, capitão Sílvio Prado.

De acordo com o geólogo do órgão, Lucas Menezes, a estratégia agrega ainda mais eficiência ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela equipe. "Esse trabalho, inicialmente, era feito por meio da atuação em campo, percorrendo as ruas da cidade, com o veículo. Passamos a utilizar, também, imagens de satélite, em alta resolução. Mas, com esse novo recursos conseguiremos ainda mais precisão para à coleta de dados", destacou.

As classificações relacionadas as condições das residências podem ser de alto, muito alto, médio ou baixo risco. "Em caso de risco muito alto, o risco iminente, a situação demanda remoção imediata ou de obra de contenção imediata", acrescentou o geólogo.   

Para essa implementação o órgão contou com a parceria da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), através da qual foi possível viabilizar a captação das imagens com utilização de um equipamento drone.