Capacitação em Manicure e Pedicure desperta desejo pela profissão

Formação para o Trabalho
13/11/2017 16h25

"A maioria das meninas não sabiam pegar no alicate e hoje algumas já ganham dinheiro com isso", revela Mônica Silva, instrutora do curso de Manicure e Pedicure (160h), oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A capacitação, iniciada no mês de setembro foi concluída na manhã desta segunda-feira, 13, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), situada no bairro Jardim Esperança.

As 14 alunas que finalizaram o curso tiveram a oportunidade de aprender e aprimorar os conhecimentos na área. "Elas aprenderam o passo o a passo que envolve a assepsia, remoção do esmalte, esmaltação, o processo de cutilagem a seco, entre outras etapas" explica a instrutora, que também ensina o curso de Cabeleireiro e é proprietária de um salão de beleza há mais de 20 anos. "É muito satisfatório, dei o meu melhor em tudo. Quando há amor, vamos longe e elas entenderam isso. O amor é fundamental em qualquer profissão, não é apenas o dinheiro que conta", acredita.

A aluna Larissa Soares, 25, seguiu direitinho o conselho da professora, decidindo colocar amor e dedicação durante o aprendizado. "Achei bom, estou surpresa porque pensei que não conseguiria por causa do meu problema de visão, mas a professora e as meninas foram muito pacientes comigo. Foi uma experiência nova, fui do zero a cem", conta Larissa. Graças à capacitação, ela teve a experiência de trabalhar em um salão e, atualmente, possui a própria clientela. "Gosto da área de beleza, é uma profissão que não falta clientes e o curso me motivou a correr atrás de outras coisas", acrescenta.

Motivadas à profissão

Movida pela curiosidade, a aluna Luísa Batista, 17, decidiu participar do curso juntamente com a sua irmã. Moradora do bairro Getúlio Vargas, ela conta que persistiu na capacitação, por conta da afinidade construída com o aprendizado, com a professora e as colegas. "Foi ótimo, mesmo com dificuldade, eu quis continuar e foi muito interessante", diz Luísa, que já está praticando e obtendo um retorno financeiro como manicure. "Quando comecei a divulgar, consegui clientes", destaca.

A estudante do ensino médio, Gabriela Matos, 20, trabalha na área há um ano e decidiu participar das aulas a fim de alcançar aprimoramento e certificação. Segundo a aluna, são requisitos importantes para conquistar credibilidade e oportunidade de trabalho. "Comecei fazendo em casa e percebi que tinha o dom para fazer unhas. Comecei a trabalhar e hoje recebo clientes em casa ou vou até eles", conta a aluna, ressaltando a necessidade de uma qualificação. "É totalmente diferente o jeito que eu fazia em casa e que eu aprendi aqui. Agora sei fazer cutilagem a seco e aprofundei os meus conhecimentos", comenta.