Política de Saúde do Homem é debatida em sessão na Câmara de Aracaju

Saúde
13/11/2017 18h52

A coordenadora da Política de Saúde do Homem, da Rede de Atenção Primária (Reap), Kamila Fialho, representou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na Sessão Especial do Novembro Azul, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A plenária para debater sobre o tema, que ocorreu nesta segunda-feira, 13, foi uma iniciativa do vereador Isac Silveira (PCdoB), e contou com médicos, entidades e sindicatos da Saúde.

A psicóloga Kamila Fialho disse que apesar deste ser o mês de intensificar o cuidado com a saúde do homem, a preocupação deve existir durante todo o ano. “Segundo pesquisas, a justificativa para não procurar atendimento nas unidades de saúde é a falta de tempo, mas o que constatamos no nosso trabalho diário é que, na verdade, os homens têm medo, vergonha ou até mesmo não acham necessárias as avaliações periódicas. Por isso estamos indo até eles nos seus locais de trabalho para convencê-los a se cuidarem mais, uma vez que o tema da campanha deste ano é: menos brincadeirinhas e mais exames. Cuidar da saúde é também coisa de homem”, revelou.

Ela explicou ainda que os programas da Rede de Atenção Primária da SMS são divididos por faixa etária. “Dos 20 aos 59 anos, é a faixa que trabalhamos a Saúde do Homem, após os 60, entra na política da Saúde dos Idosos. Em Aracaju, o Programa Municipal da Saúde do Homem foi criado em dezembro de 2009, mas ainda encontramos muitas dificuldades. Aos poucos vamos conseguindo superá-las, entretanto é preciso a participação ativa da sociedade para que possamos lograr êxito em nossas campanhas”, explicou. 

Para a coordenadora do Programa, a saúde do homem não é só a prevenção ao câncer de próstata. “A política é dividida em cinco eixos: acesso e acolhimento; paternidade e cuidado; saúde sexual e reprodutiva; prevenção de violências e acidentes; e doenças prevalentes na população masculina. Enfim, é como diz a campanha do Ministério da Saúde: homem que se cuida não perde o melhor da vida. Não importa o homem que você, seja do tipo que se cuida”, ressaltou. 

Importância

De acordo com o vereador Isac Silveira, autor da Sessão Especial, esse debate é muito importante. “Nesse momento devemos focar nisso, porque, de fato, a cultura do homem é mais da resistência. Ele só procura o médico quando sente dor, não é igual à mulher que vai desde cedo procurar atendimento de Saúde. Então a gente quer se antecipar à dor”, reforçou o vereador.

“Nós temos a convicção de que é urgente termos uma ação mais contundente em relação essa questão. Por incrível que pareça, câncer de próstata mata muito no Brasil, e digo isso porque se houver a prevenção ele é de alta resolutividade. Quase 28% da causa morte de homens no Brasil é por causa deste tipo de câncer. E não é não é só isso, também temos a diabetes, que este mês tem o dia de combate, a questão do tabagismo, que afeta muito os homens que as mulheres. Então, discutir a saúde do homem é quebrar preconceitos”, frisou o vereador, acrescentando que uma das soluções seria as escolas tratarem mais desse assunto com os jovens, explicando o que é o exame de toque retal para desmistificar a quebra da masculinidade que alguns pensam o tempo todo.

Debates

Durante a sessão especial, mais profissionais e representantes de entidades ligadas à Saúde falaram sobre o tema. O médico urologista Lélio Azevedo explicou o quanto é importante que os exames sejam realizados constantemente para que haja o diagnóstico precoce da doença; a endocrinologista Karinn Hagenbeck falou sobre a diabetes, cujo Dia Mundial de Combate é celebrado nesta terça-feira, 14; representantes da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), e da Associação de Amigos da Oncologia (Amo), também explicaram como é o apoio ao tratamento dos pacientes com câncer em Sergipe, e, como encerramento, houve um debate onde todos os presentes puderam esclarecer as recorrentes dúvidas à respeito dos temas expostos.