Secretaria da Educação capacita professores para o projeto Aula Digital

Educação
13/11/2017 18h14

Durante toda esta segunda-feira, 13, os professores da rede municipal da Educação participaram de mais uma capacitação do projeto “Aula Digital”. O objetivo dos estudos de hoje foi demonstrar o papel do professor na implantação do projeto. Atualmente 15 escolas da rede estão recebendo as capacitações.

De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Ana Débora França, o projeto vai contribuir muito para a aprendizagem dos alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. “O projeto veio para otimizar o ensino nos anos iniciais e agora está na fase de capacitação dos professores para que estes utilizem novos suportes de ensino em suas salas de aula, isso vai servir para que os professores se apropriem das novas ferramentas e com isso tragam novas possibilidades de ensino para os nossos alunos”, destaca.

Luis José de lima Filho, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria da Glória, achou a formação necessária. “O conteúdo é muito interessante, pois nos atualiza mesmo, vem auxiliar o nosso preparo em sala de aula, estimula a aprendizagem e facilita a nossa rotina, analisa o professor.

Já Cristiane da Silva Costa é coordenadora da mesma escola e destacou a importância dos professores estarem aprendendo juntos. “Essa formação possibilitou um melhor entrosamento entre os professores e as equipes gestoras das escolas envolvidas, também aconteceu uma importante sensibilização porque os professores são a peça chave da implantação desse projeto”, destaca.

Rita Luzia Suluz Ribeiro é coordenadora da EMEF Ágape e falou sobre a expectativa que os professores estão para receberem os equipamentos. “Está sendo muito bom esse processo de aprendizagem, pois precisamos nos reciclar, e cada capacitação só aumenta a nossa expectativa para recebermos os novos equipamentos e implantarmos com os nossos alunos”, afirmou.

O Projeto

O projeto Aula Digital é uma iniciativa fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Fundação Telefônica Vivo, e tem o objetivo de auxiliar os estudantes e professores a descobrirem novas formas de construção de conhecimento através das novas tecnologias. O projeto está na fase de capacitação dos professores.

O projeto beneficia 812 alunos do 1º ano, 986 do 2º ano, e 765 do 3º ano, além de 100 professores do ensino fundamental da rede municipal da Educação de Aracaju que estão recebendo a capacitação sobre a plataforma digital com os novos materiais pedagógicos que serão utilizados em sala de aula.