Saúde intensifica combate ao diabetes durante o mês de novembro

Saúde
14/11/2017 19h40

Como forma de alertar a população sobre os perigos da doença, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem intensificado, durante o Novembro Azul, ações de combate ao diabetes, cuja data mundial de celebração é nesta terça-feira, dia 14. Durante essas ações, profissionais informam e expõem dados relativos à patologia, que acomete mais de 360 milhões de pessoas no mundo, sendo 14 milhões apenas no Brasil.
 
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Adulto e do Idoso, Patrícia Ribeiro Rocha, a diabetes está aumentando no mundo inteiro, e atinge todas as faixas etárias. “Em Aracaju, estima-se que cerca de 50 mil pessoas tenham a doença que debilita e pode matar. A cada 8 segundos, alguém morre no mundo em decorrência de complicações da diabetes como doença cardíaca; acidente vascular cerebral (AVC); amputação dos membros inferiores; retinopatia diabética (perda da visão ou cegueira); insuficiência renal, e o pé diabético. Ainda quando não mata, causa um problema sério porque as pessoas deixam de trabalhar e oneram o sistema previdenciário”, lamentou.
 
Para Patrícia, é necessário investir mais em promoção e prevenção a saúde. “Devemos estimular os hábitos saudáveis como prática de atividade física, alimentação saudável, cessar o tabagismo e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Mas é importante lembrar que não devemos nos limitar a intensificar o tratamento desta doença somente no mês de novembro e sim durante todo o ano. As unidades de saúde têm profissionais capacitados para receber estes pacientes, e também o Ambulatório de Endocrinologia do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos, que é referência da diabetes Tipo 1”, enfatizou a coordenadora.
 
Grande ação
 
A SMS também está preparando uma grande ação para celebrar o Novembro Azul no dia 25 deste mês, no Parque da Sementeira. “Haverá atividades integradas com os programas da SMS como Academia da Cidade; IST/Aids, com o CTA Itinerante fazendo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B; Saúde do Homem, do Adulto e do Idoso, ofertando testes de glicemia. Enfim, envolveremos várias áreas para chamar a atenção da população para a prevenção da diabetes, do câncer de próstata e do pênis, entre outras”, finalizou Patrícia.
 
A doença
 
Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue e pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo, de forma que ela possa ser aproveitada para atividades celulares.
 
As formas de diabetes mais comuns são: tipo 1, que aparece mais em crianças e jovens, e o tipo 2, que surge no adulto, geralmente acima de 40 anos. Mas ainda existem outras formas como a gestacional, a desencadeada por medicamentos e por doenças do pâncreas. Alguns dos principais sintomas são: sede e fome intensa, urina em excesso, coceira no corpo, cansaço, emagrecimento sem causa aparente, obesidade, impotência sexual e dificuldade na cicatrização de ferimentos.