Prática sustentável: Sema e Energisa realizam quarta edição do Conta Cidadã

Meio Ambiente
14/11/2017 16h47

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Energisa, continua promovendo ações voltadas a práticas mais sustentáveis, como o projeto Conta Cidadã, que na tarde desta terça-feira, 14, chegou à sua quarta edição.
 
Realizada na praça Tobias Barreto, bairro São José, a ação, que visa a oferecer desconto na conta de energia do consumidor que efetue a entrega de materiais recicláveis nos pontos de coleta da ação, contou ainda com algumas programações, como ginástica laboral, promovida pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), e aferição da pressão arterial, ofertada pela instituição sem fins lucrativos Cruz Vermelha Brasileira.
                 
O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, explica que o objetivo é fortalecer as ações do projeto, que conta com mais duas edições até o fim deste ano. “Teremos mais duas edições em dezembro para finalizarmos o ano. Isso porque é importante levar uma reflexão para a sociedade sobre práticas mais conscientes e sustentáveis e, consequentemente, dando benefícios a ela através destas ações, como o desconto na sua conta de luz”, conclui. 
                           
A servidora da Energisa e supervisora do Conta Cidadã, Kátia Lina, explica que o  projeto  compreende a questão de diminuir os impactos ambientais, trazendo uma maior sustentabilidade para o meio ambiente e reduzindo a questão de inadimplência dos consumidores, que muitas vezes não conseguem pagar sua conta de energia. “Pensando em dar uma maior contribuição para o meio ambiente, decidimos formar parceria junto à Sema para difundir essa proposta para toda Aracaju, através da troca realizada pelos consumidores, do seu lixo reciclável, em desconto na sua conta de energia”, explica Kátia Lina. 
 
O presidente da Energisa, Ricardo Charbel, garante que o compromisso da Energisa junto à Sema é de suma importância para continuar despertando o interesse e engajamento por parte dos aracajuanos. “Através dessa parceria, estamos conseguindo fazer ainda mais com que a sociedade conheça e entenda sobre a proposta do Conta Cidadã, sensibilizando sobre a contribuição que cada um pode dar em prol de uma maior sustentabilidade”, afirma. 
 
De acordo com Lina, os materiais recicláveis que são descartados com maior frequência são as garrafas pet, papelão e papel em geral, como livros, revistas, jornais e apostilas. Esse descarte segue as diretrizes estabelecidas pela coleta seletiva, caracterizada em:
 
Plástico: Sacos, sacolas, frascos de produtos, tampas, potes, embalagens de garrafas PET de refrigerante, água, suco. 
Metais: Tampinhas de garrafas, latas, panelas sem cabo, arames, canos.
Papel: Jornais, revistas, folhas de caderno, caixas em geral (como de papelão), envelopes, retratos, cartazes.
Vidro: garrafas, embalagens, frascos, para-brisas, copos.