Urbanização e dignidade: conquistas alcançadas com a obra do Coqueiral

Obras e Urbanização
16/11/2017 11h20

Qualquer obra que não tenha como finalidade e objetivo melhorar a vida das pessoas perde o sentido. Por isso, as políticas públicas planejadas e executadas pelo poder público precisam garantir o tripé do desenvolvimento de uma cidade: qualidade de vida do povo, democratização e modernização do espaço urbano e parceria entre ente público, iniciativa privada e comunidade. E este tem sido o desafio da Prefeitura de Aracaju que, desde janeiro, faz uma verdadeira força-tarefa para consolidar a reconstrução da cidade.

No bairro Coqueiral, por exemplo, o sofrimento de décadas está prestes desaparecer com uma obra fundamental para quem vive no local e que irá reescrever a história do bairro, marcado por sua ocupação desordenada e concentração populacional com inúmeras demandas sociais. A administração municipal está investindo mais de R$ 6 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, em melhorias de 23 ruas da comunidade com rede de drenagem, terraplanagem e pavimentação, esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água e execução de passeios. Também será construído um anel viário em uma área atualmente inabitável e que vai facilitar o trânsito para quem quiser acessar a avenida Paulo Figueiredo.

Ao ver máquinas e operários diariamente trabalhando em sua rua, o aposentado José Carlos Santos parece não acreditar que viveria para assistir a transformação pela qual passa a comunidade onde vive há mais de 30 anos. "Eu sou igual a São Tomé: só estou acreditando porque estou vendo. Todos nós aqui do Coqueiral estamos muitos satisfeitos com esta obra e será como se passássemos a viver em um bairro de rico", brinca seu José, reconhecendo o papel da Prefeitura neste novo momento do Coqueiral. "Só temos a agradecer e pedir a Deus que abençoe aos governantes que estão trabalhando por nós. Somos eternamente gratos", afirma.

Tímida, dona Marinalva Pereira não gosta de ser fotografada mas não se esquiva de descrever a sensação de ter sua mudando para melhor. "Eu tinha desgosto e até um pouco de vergonha de convidar meus familiares para me visitar porque para chegar aqui em casa era com dificuldades. Meus filhos não tinham como aproveitar a rua para as brincadeiras e assim que anoitecia eu fechava as portas por causa da escuridão e da vegetação. Agora vejo que isso vai mudar para melhor", comemora.