Escolas da rede municipal realizam ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Educação
16/11/2017 17h45

As escolas que integram a rede municipal de ensino da Secretaria Municipal da Educação (Semed) vêm realizando, com o estímulo da própria Semed, durante o mês de novembro, diversas ações em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro. Em todas elas, há um objetivo em comum e primordial nessas práticas: combater discriminações no ambiente escolar e, consequentemente, auxiliar na formação de cidadãos, desenvolvendo uma sociedade mais consciente. 
 
Já há alguns anos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, no bairro Cidade Nova, desenvolve o projeto 'A África está em Nós'. As ações são voltadas para que os estudantes assimilem a importância do negro para a identidade da nação brasileira. Além de apresentações de vídeos, danças e músicas africanas, a Emef está realizando visitação a uma comunidade quilombola, desfile para realçar a beleza negra e irá receber o grupo cultural de Afrodance da Emef Oviêdo Teixeira, localizada no bairro Olaria. Haverá também a elaboração de um prato típico africano e outras atividades, que a diretora da Emef, Maria Socorro, explica melhor.
 
"Na segunda-feira, 20, contaremos a história da feijoada e o prato será servido como merenda aos alunos. Os estudantes do 2º ano do ensino fundamental estão construindo maquetes do pelourinho e do quilombo, produzindo cartazes e confeccionando máscaras que remetem à cultura africana. O objetivo é apresentar as manifestações culturais dos negros e o respeito às diferenças através de ações criativas, levando toda a comunidade escolar a combater e refletir sobre o processo de construção do Brasil, ensinando a valorização e o respeito da diversidade humana", conta a diretora da Emef Olavo Bilac. 
 
A aluna do 4º ano da Emef, Sandrine Nascimento, expressa que aprendeu bastante sobre a cultura negra por meio das atividades desenvolvidas. "Através desse projeto aprendemos mais sobre a influência dos negros nos nossos costumes, conhecemos novas histórias, lendas, capoeiras, desenhos, pintamos, fizemos máscaras, brincamos de capoeira e nos divertimos", ressalta a estudante.
 
Conscientização por toda parte
 
Da Zona de Expansão de Aracaju, os alunos da Emef Florentino Menezes começaram o mês de novembro com atividades relacionadas ao dia 20. Logo na primeira semana, estudantes e mães que estavam na escola participaram da Oficina de Turbantes que, além de mostrar a técnica,  teve a intenção de sensibilizar os estudantes para a valorização da mulher negra. De acordo com a diretora da Escola, Geane dos Santos, a Escola convidou para ações com os estudantes a presidente do Unegro de Sergipe, Tatiana Menezes. 
 
"Foi muito interessante. Eles têm uma maneira de chegar ao alunos com muita facilidade. Tivemos palestras, diálogos, e concluímos com a oficina de turbantes. os alunos gostaram muito, saíram com muitos  esclarecimentos a cerca dos diversos  níveis  de discriminação e como estes preconceitos  com relação à cultura  negra multiplica-se muito  sutilmente  no nosso cotidiano. Na próxima quarta-feira, 22, abordaremos a culinária africana e teremos uma baiana servindo acarajé para os alunos", afirma a diretora. 
 
Na Emef Sergio Francisco, do Bairro Lamarão, os trabalhos em alusão ao Dia da Consciência Negra evidenciaram o combate ao bullying e à luta contra a intolerância religiosa. A diretora  da Escola, Fabiana Araújo, diz que o incentivo e o respeito às diferenças e a prevenção às práticas como o racismo e o bullying entre os alunos tem sido trabalhadas durante todo o ano através do projeto Educarte. Ela explica, ainda, que há alguns meses a Escola identificou a questão do bullying entre os estudantes e resolveu promover ações específicas para alertar quanto a importância do respeito às diferenças.
 
"Todas as quartas-feiras nos reunimos aqui com o Conselho de Segurança do Bairro Lamarão, componentes do grupo de capoeira formada por alunos e ex-alunos da escola, o Mandigueiros, representantes da Semed e membros da comunidade em geral. Especialmente neste mês de novembro, estamos abordando o preconceito às religiões afro-descendentes. Inclusive, estamos planejando elaborar um Auto de Natal com canções embaladas pelo grupo de capoeira e a figura de um menino Jesus diferente", conclui a diretora.