Aulas práticas capacitam alunos para mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
16/11/2017 17h58

Não basta a teoria, a prática é necessária para entender melhor como funciona a profissão. Os 18 alunos do curso de frentista, oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), tiveram uma aula diferente. Eles aplicaram o conhecimento adquirido em sala de aula, em um posto de combustível, localizado na avenida Heráclito Rolemberg, na região do Distrito Industrial de Aracaju.

Os alunos integram a turma da Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Santa Maria, localizada na zona Sul da capital. O curso começou no início do mês de outubro. Foram 23 dias em sala de aula. Segundo a instrutora Edelfrancla Gomes, a prática é importante para que o trabalho seja realizado com excelência.  "Ficamos um bom tempo com a teoria e agora teremos 17 dias de prática. O bom é que os alunos estão entusiasmados, apaixonados. Isso mostra que tivemos um bom desempenho em sala de aula", contou.

A professora também fez questão de ressaltar o foco das aulas práticas. Ela chamou a atenção para a qualidade do serviço ofertado ao cliente. "Temos que atender bem a pessoa que chega ao posto de combustível, pois o bom atendimento faz esse cliente retornar. Devemos pensar primeiro nele e depois no carro. Temos que descobrir quais as necessidades do cliente. Na maioria das vezes, ele mesmo não sabe", completou a instrutora do curso.

Adriel Menezes Nogueira, 21 anos, está desempregado. Com o curso, ele espera conquistar uma vaga no mercado de trabalho e desempenhar com mestria a profissão de frentista. "Temos que tratar bem o cliente. Não custa dar um bom dia, um boa tarde, agradecer pela preferência. Precisamos fazer a pessoa se sentir bem. Não basta perguntar se é para completar o tanque, oferecer uma água ou um café, é sinal de atenção e de qualidade no atendimento", pontuou.

Aprendizado

O conhecimento não é sinônimo de empregabilidade, mas pode ser o caminho para pleitear um emprego. Karla Michele Santos frequentou todas as aulas teóricas e contava os dias para vivenciar tudo o que aprendeu na UQP. "Eu estou muito feliz com o curso. Aprendi muita coisa legal até aqui. Essa é uma oportunidade que eu buscava há tempo e espero em Deus me inserir no mercado com o conhecimento que adquiri", colocou.

De acordo com o gerente do posto de combustível, Thompson Luiz Cabral Silva, é satisfatório ver o interesse dos alunos. Esta foi a segunda vez que a parceria foi firmada com a Fundat. "Quando a instrutora ligou, não hesitei em recebê-los. A gente sabe o quanto essa aula prática é importante para eles. O mercado precisa cada vez mais de pessoas capacitadas", afirmou.

A instrutora Edelfrancla Gomes leciona esse curso há pelo menos seis anos. De acordo com ela, ao término das aulas práticas, todos os alunos são orientados a buscar espaço no mercado de trabalho. "Não damos garantia de empregabilidade, mas direcionamos a turma para o banco de oportunidades. Eles preenchem o currículo, e quando o posto necessita de mão de obra entra em contato com os egressos para que eles possam participar do processo seletivo", destacou.