Prefeitura retoma plano de Mobilidade Urbana

Obras e Urbanização
17/11/2017 15h40

Antes de concluir o seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira deixou pronto e com os recursos encaminhados um projeto de Mobilidade Urbana que incluía a requalificação de quatro corredores de trânsito, com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos, priorizando o transporte público. Ocorre que uma mudança feita pela gestão passada inviabilizou a sua implantação e quase comprometeu os recursos destinados à política de mobilidade. Um exemplo disso foi a tentativa de implantação do BRT na avenida Euclides Figueiredo, que se tornou inviável e deixou aquela via com muitos trechos danificados.

Novamente à frente do Executivo Municipal, Edvaldo Nogueira retomou o projeto inicial e a primeira obra do plano de mobilidade acaba de ser lançada. Trata-se do recapeamento asfáltico de aproximadamente 2,5 km, compreendidos entre as avenidas Ministro Geraldo Barreto Sobral e Pedro Valadares, importante corredor de trânsito utilizado para acessar os grandes centros de compras da cidade e como eixo de trânsito entre a zona Sul e o Cento Comercial. A obra tem o valor aproximado de R$ 3 milhões, em recursos conveniados com o Governo Federal, e faz parte do Sistema Integrado de Transporte Público.

Além do recapeamento, a obra inclui os serviços de selagem de trincas com emulsão, que deverá corrigir e nivelar as partes do pavimento com afundamento, aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), tipo de revestimentos asfáltico mais utilizados nas vias urbanas. Uma motoniveladora regularizará os pontos do pavimento que apresentem irregularidades devido às escavações feitas por concessionários de serviços de esgoto, gás ou telefonia. Na primeira parte da obra já foram aplicadas cerca de 350 toneladas de asfalto em cerca de 500 metros, situados entre as avenidas Tancredo Neves e a Sílvio Teixeira. Para facilitar os trabalhos e evitar retenção ou engarrafamento, os serviços estão sendo realizados de forma gradativa, isto é, primeiro reveste uma faixa da avenida e, em seguida, a outra, dando celeridade às ações e sem prejuízos para os condutores.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, esta obra é a retomada do plano deixado por Edvaldo. "Toda grande cidade precisa de uma política de mobilidade e é pensando nisso que o prefeito nos determinou o reinício deste plano que, à luz da engenharia de trânsito, é o mais adequado para Aracaju. Vamos requalificar o pavimento dessas importantes vias nesta primeira fase e, em seguida, planejar a expansão para os outros corredores. Esta é mais uma ação da gestão que busca melhorar o pavimento das ruas da cidade e beneficiar os aracajuanos", explica Ferrari.

Ações

Com mais esta demonstração de compromisso, a administração municipal vai reconstruindo a infraestrutura da cidade. Além desta obra que compõe o plano de mobilidade, o Programa de Recapeamento segue em outra frente de trabalho nas avenidas e o tapa-buraco, como forma paliativa de melhorar a malha viária.