Projeto de Gastronomia e Economia Criativa é apresentado na Semict

Indústria, Comércio e Turismo
17/11/2017 16h03

O projeto “Economia Criativa e Gastronomia no Mercado Antônio Franco” foi pauta de reunião na manhã desta sexta-feira, 17, na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio (Semict). A ação é uma iniciativa do Sebrae/Se e tem como objetivo trabalhar o conceito de gastronomia e nutrição nas áreas dos mercados centrais de Aracaju, a partir do visual dos estabelecimentos (arquitetura), da apresentação dos pratos (gastronomia) e da segurança alimentar (nutrição).

A lógica do projeto é que bares e restaurantes tenham uma boa cenografia, a partir de elementos de identidade local; pratos sedutores na apresentação, com o uso de utensílios do artesanato; e higiene onde os alimentos são produzidos, bem como a qualidade dos produtos. Sobre esses aspectos, a consultora de gastronomia, Rosane Gouveia, se encantou com um dos restaurantes que visitou. “Há boas surpresas nas áreas dos mercados, que encantam pela higiene, pela delicadeza e pelo tempero”. Rosane ressalvou, no entanto, que foram casos “isolados”, que precisam inspirar outros estabelecimentos, “porque o turista quando chega em uma cidade busca lugares bonitos, pratos bem apresentados e segurança alimentar”, acrescentando a esses atrativos os costumes, a cultura das pessoas e cenários diferentes daqueles que o visitante está habituado no cotidiano. “O turista procura coisas regionais, por isso estamos trabalhando com um grupo de arquitetos para pensar de que forma eles podem trabalhar um conceito regional do visual, atraente e que os turistas do outro lado da rua vejam e entrem para visitar”, pregou.

Outro ponto levantado por Rosane foi a apresentação dos pratos, um forte componente de sedução gastronômica e que pode movimentar outros setores do mercado, como o artesanato. “Hoje, quando você liga um televisor e vê os programas de culinária, seus olhos ficam treinados para identificar pratos bonitos, então quando você mexe na louça branca ou de plástico na hora de servir o prato e incorpora elementos do artesanato regional, você agrega valor, curiosidade e estimula o turista a visitar as lojinhas de artesanato. Se a gente consegue aliar o alimento, a gastronomia e o artesanato, a gente mexe num tripé fortíssimo do turismo”, reforçou.

Jorge Santana enalteceu o alcance do projeto e o trabalho que o Sebrae/Se desempenha no fortalecimento do turismo. Destacou que "em recente ranking dos mercados mais visitados do país, os mercados centrais de Aracaju ocupam a 10ª posição e revelou que equipe de turismo da Semict está realizando levantamento sobre as condições físicas, de serviços, o que precisa melhorar, se existe deficiência em manutenção, para discutir com secretarias e órgãos da nossa gestão, intervenções que evitem que um pequeno problema se transforme em um grande problema".

Outro viés abordado foi o da economia criativa. Gouveia apresentou experiências bem sucedidas nos municípios de Parati e Volta Redonda, no Rio de Janeiro, a partir de capacitações para merendeiras das escolas cariocas, que podem ser adaptadas para as secretarias de educação e da inclusão social de Aracaju. “Por isso é importante as presenças de representantes das secretarias (Semed e Semfas), para tomarem conhecimento desses cases de sucesso e avaliarem de que forma eles podem ser adaptados à nossa realidade”, justificou Jorge Santana, lembrando também que o Sebrae tem iniciativas de sucesso na linha do desenvolvimento econômico e da economia criativa, inclusive com a produção de estudos e diagnósticos que podem alicerçar projetos em comunidades de Aracaju. "Exemplo disso é o bairro Santa Maria, em que equipes da Semict e Semfas têm se reunido para conhecer as potencialidades do bairro para futuras intervenções nos campos social e econômico".

Participaram da reunião Bianca Esperidião de Faria (Sebrae), Maria Júlia Barreto Vasconcelos (Sebrae), Terezinha Pereira da Silva (Sebrae), Kelly Gonçalves Ribeiro (Semed), Shirley Carvalho Dantas (Semfas), Rosane da Cunha e Silva (Semfas), Kate Salomão (Semict), Viviane Castro (Semict), Wirlan Fábio Bernardo (Semict) e a arquiteta Teres Silva, que trabalha no projeto, dentro do grupo formado pelo Sebrae.