Quinta Instrumental terá resultado do Prêmio Mário Jorge de Poesia e Orquestra de Violões da UFBA

Cultura
20/11/2017 14h50

O Projeto Quinta Instrumental desta semana faz um intercâmbio e vai apresentar ao público sergipano a Orquestra de Violões da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), acontece nesta quinta-feira, 23, às 18h, no Centro Cultural com entrada gratuita. Além da apresentação, a noite também vai contar com a solenidade de entrega do Prêmio Mário Jorge de Poesia aos dez melhores trabalhos com o Troféu Pássaro Azul e certificado. 

O prêmio, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju e pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), é um reconhecimento à obra do poeta e a criação de um espaço para incentivar e fomentar a arte da poesia entre os aracajuanos. A temática foi sobre os poemas de Mário Jorge de Menezes Vieira, considerado um dos maiores poetas contemporâneos e um dos maiores ícones da poesia sergipana.

O concurso foi destinado aos poetas residentes na capital sergipana e cadastrados no Mapa Cultural de Aracaju. As poesias foram avaliadas por uma comissão julgadora que selecionou as dez melhores para serem premiadas com o Troféu Pássaro Azul, além de um certificado. As obras inscritas passarão a fazer parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal Mário Cabral.

A orquestra

A Orquestra de Violões da UFBA foi fundada em 2010 pelo professor Ricardo Campanogara de Mello, como um projeto de extensão permanente da Escola de Música da UFBA. A partir de 2011 tornou-se oficialmente um dos grupos estáveis da Escola de Música da UFBA. O grupo conta com uma média de 16 integrantes, entre alunos do Bacharelado em Violão, ex-alunos, funcionários, técnicos e professores.

Atualmente, a orquestra é coordenada pelo professor Robson Barreto, e destaca-se pela excelência dos seus integrantes, os quais têm em comum o fato de serem concertistas. O repertório que vem sendo desenvolvido tem como caracterísitcas o alto nível técnico interpretativo e a importância histórica das obras e compositores.

O repertório da Orquestra de Violões é composto por concertos para solistas e obras orquestrais que são adaptadas para a formação pelos professores e alunos em projetos de pesquisa e iniciação científica, além de arranjos elaborados especificamente para a orquestra por professores e alunos da Escola de Música da Bahia.  Canções de nomes como Heitor Vila Lobos, Nicanor Teixeira, Egberto Gismonti, Radamés Gnatalli e Guerra Peixe fazem parte do repertório.

Quinta Instrumental

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) promove todas as quintas-feiras, o projeto Quinta Instrumental, que é desenvolvido no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Toda semana um artista diferente com instrumento diferente. A ideia é enaltecer as artes instrumentistas e oferecer música de qualidade para população de forma gratuita. O Centro Cultural fica localizado na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju. O evento acontece toda quinta-feira, exceto nos feriados.