Fundat reúne-se com movimentos que lutam pela igualdade racial

Formação para o Trabalho
20/11/2017 15h22

A fim de continuar investindo no desenvolvimento de ações de apoio a categorias minoritárias, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), juntamente com a Secretaria Municipal da Assistência Social, estabeleceu um diálogo com algumas entidades de luta pela igualdade social. O objetivo do encontro foi apresentar os serviços de qualificação, empregabilidade e empreendedorismo, oferecidos pela Fundação, e como eles podem oportunizar a população negra. Na ocasião, estiveram presentes as instituições Casa das Áfricas, Rede Sergipana de Empreendedores Afro, Abaçá São Jorge, Coletivo Quilombo, Organização Não Governamental (ONG) Criliber (Criança e Liberdade) e o Fórum de Religiões de Matriz Africana de Sergipe.

Segundo o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana é necessário seguir definindo estratégias que combatam as dificuldades encontradas pelos negros em Aracaju, em virtude do preconceito sofrido. "É nosso dever enquanto órgão público proporcionar ainda mais acesso aos serviços pertencentes a eles por direito", afirma Luiz.

O representante da diretoria de Direitos Humanos da Assistência Social, Paulo Melo, explica que, desde o início, o foco da atual gestão é estabelecer uma proximidade com entidades que lutam pelos direitos das pessoas negras. "Falamos sobre temas muito importantes, como a situação de desemprego, violência, ausência de oportunidades de qualificação enfrentadas pela população negra em Aracaju. O queremos é prosseguir construindo ações que transformem essa realidade", destaca Paulo.

Ele também ressalta as ferramentas de transformação social que Fundat possui. "Ela é uma alternativa de mudança a realidade vivida pelos negros nas questões de fomento ao emprego e à capacitação. Esses são aspectos já reivindicados pelos movimentos de luta pela igualdade racial e que a Fundação é capaz de atender", acrescenta.

Representando a instituição Casa das Áfricas, produtora de eventos destinados à atividade da cultura afro sergipana, José dos Santos, conta que a reunião supriu as expectativas. "Saímos com a sensação de que vamos avançar na parceria com a Fundat, pois ela abraçou as nossas inquietações" diz José.

Dia da Consciência Negra

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, é uma data marcada pela celebração nacional da Conscientização Negra. Esse dia foi estabelecido a partir da morte de Zumbi dos Palmares, após anos defendendo o Quilombo dos Palmares, impedindo que ele fosse vítima de expedições que escravizassem os negros fugitivos.