Estudantes da rede municipal representam Aracaju em Campeonato Brasileiro de Badminton

Educação
21/11/2017 10h12

Alunos atletas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada no Bairro Industrial, mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) viajam a Fortaleza (CE) nesta semana para competir no 3° Campeonato Brasileiro de Badminton. As competições serão realizadas do dia 23 a 26, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO).

Nas categorias sub-15 estão os alunos Ronald Mateus Silva, de 14 anos e cursando o 8º ano, e Kailane Leticia Vieira dos Santos, de 14 e cursando o 9º ano. Eles conquistaram este ano nos Jogos da Juventude, em Curitiba (PR), o título de Campeões Brasileiros Escolares. Já na categoria sub-17, a equipe é composta por Paulo Roberto Santana Santos e João Guilherme Medeiros Santos, ambos de 15 anos e cursando o 9º ano. Os quatro estudantes seguirão para a competição com mais 16 atletas da delegação sergipana. A classificação para os jogos em Fortaleza aconteceu em agosto, durante os XXXIV Jogos da Primavera.

Jogar para ganhar

Os estudantes da Emef treinam três horas por dia e três vezes por semana, o que já rendeu vários títulos estaduais e escolares. O professor de Educação Física e treinador dos adolescentes na Emef, Wendel de Oliveira, explica que o badminton é um esporte olímpico com crescimento em todo o Brasil, inclusive em Sergipe, pela facilidade de se praticar e pelos benefícios físicos e cognitivos que proporciona

“O objetivo do jogo é golpear a peteca por cima de uma rede de 1,55m de altura para que ela caia no solo adversário, marcando assim o ponto. Vence a partida quem conquistar dois games (sets) primeiro, cada game com o total de 21 um pontos para o atleta vencedor. A expectativa é realizar bons jogos e oportunizar aos alunos uma experiência de jogar com os melhores atletas da América e de conhecer outras culturas. O projeto é que em 2018 a modalidade seja inserida nos Jogos Escolares Municipais para que mais alunos tenham a oportunidade de vivenciar o Badminton”, detalha o professor Wendell.

O estudante e atleta Ronald Mateus Silva conta que começou no badminton, há três anos, em outra escola e há dois anos estuda e treina o esporte na Emef Alcebíades. Ele foi campeão na Dupla Mista e na Dupla Masculina nos Jogos Escolares da Juventude. “Meu foco para essa competição é trazer medalha, fazer de tudo para a gente ganhar. Mas também acho que o objetivo é adquirir mais experiência, ter contato com outros jogadores, observar o nível deles”, comenta o atleta.

Indo à sua primeira viagem de competição fora do estado, Paulo Roberto Santana afirma que o objetivo é o ouro, mas também ressalta a importância da experiência com atletas de outras cidades. “Além da vitória, quero muito conhecer outros atletas, ver outros estilos de jogar e estar em ambientes de competições que ainda não conheço”.

Paulo ressalta, também, o quanto tem sido relevante o apoio da escola e do professor Wendell. “A escola se esforça para nos disponibilizar as condições necessárias para o nosso esporte. Ela ajuda no que pode. E o professor Wendell é um grande treinador para nós. Nos motiva a ter disciplina, sempre nos procura se faltamos algum treino e procura evitar lesões. Ele nos deu até uma raquete para rifarmos e ajudar-nos nas despesas da viagem”, conclui.

Títulos dos alunos

Ronald Mateus:


- Campeão Sergipano na simples Masculino, categoria sub15;
- Campeão Sergipano dupla mista adulto;
- Campeão Sergipano dupla masculina adulto;
- Campeão dos Jogos Escolares Tv Sergipe na dupla mista, dupla masculina e simples Masculino;
- Campeão dos Jogos da Primavera na dupla mista, dupla masculina e simples Masculino;
- Campeão do Open Sergipe de duplas mistas, categoria adulto;
- Campeão Brasileiro dos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba na categoria dupla mista e dupla masculina;



Kailane Leticia:


- Campeã Sergipana sub15 simples feminino e dupla mista;
- Campeã Sergipana adulta simples feminino e dupla mista;
- Campeã dos Jogos Escolares Tv Sergipe na dupla mista e simples feminino;
- Campeã dos Jogos da Primavera na dupla mista e simples feminino;
- Campeã Brasileira nos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba na categoria dupla mista;



Paulo Roberto:


- Vice Campeão dos Jogos da Primavera categoria de 15 a 17 anos;
- Medalha de bronze nos Jogos da Primavera dupla masculina de 15 a 17 anos;
- Terceiro lugar no Open Sergipe de duplas



João Guilherme:

- Campeão Sergipano adulto simples Masculino
- Terceiro lugar nos Jogos da primavera categoria de 15 a 17 anos
- Terceiro lugar no Open Sergipe de duplas