Roda de conversa sobre o Novembro Azul conscientiza homens do bairro Soledade

Saúde
21/11/2017 18h20

Durante as últimas semanas, a Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardmam Côrtes, do bairro Soledade, e o Programa Municipal de Saúde do Homem vêm promovendo diversas ações alusivas ao Novembro Azul. Nesta terça-feira, 21, foi promovida uma roda de conversa com os homens da comunidade que fazem uso dos serviços da USF, com a participação da assessora da Coordenação Nacional da Saúde do Homem, do Ministério da Saúde (MS), Kátia Souto.

Para Kátia, culturalmente os homens não se cuidam, e acham que o cuidado com a saúde é algo feminino. “Então é muito interessante uma unidade básica conseguir reunir homens para conversar sobre a prevenção e a promoção da saúde masculina. Os indicadores apontam que os homens são os que mais morrem no Brasil, e as primeiras causas são externas. Como exemplo disso, temos a violência, que envolve acidentes de trânsito, de trabalho e os homicídios”, explicou a assessora do MS.

Segundo Kátia, outras pesquisam mostram que os homens são mais vulneráveis às doenças cardiovasculares, e que isso é fruto de um processo cultural, onde os homens são os que menos adotam hábitos de alimentação saudável e de atividades físicas. “Isso propicia não só um aumento da obesidade, da diabetes e da hipertensão, mas do infarto. Então é preciso que nós pensemos em promoção e prevenção, porque os homens são mais encontrados na média e alta complexidade. Ou seja, eles só procuram atendimento quando já estão com algum agravo instalado. Outra questão é o aumento da sífilis. Para se combater essa questão, se faz necessária a parceria entre as coordenações da Saúde da Mulher e da Saúde do Homem, principalmente durante o pré-natal, para evitar o aumento desta doença”, alertou.

Atividades constantes

O enfermeiro da USF Magno Alves explicou que durante todo o mês, a Carlos Hardmam vem fazendo atividades relacionadas ao Novembro Azul para intensificar o cuidado com a saúde do homem na comunidade. “Queremos quebrar várias barreiras, como a que a unidade de saúde é coisa de mulher. Queremos mudar este paradigma ao longo do tempo. É claro que partimos nossas ações do câncer de próstata, mas temos várias linhas de cuidado com a saúde do homem e, por isso, a cada semana deste mês estamos conversando sobre um tema para atrair os homens até a unidade de saúde, pois essa é uma política relativamente nova”, informou.

O aposentado Paulo Lourenço dos Santos, 80, relatou que foi convidado para participar da roda de conversa, e que são ações como essa que garantem sua saúde. “Eu faço parte do grupo de idosos da unidade e estou sempre me cuidando. Assisto as palestras, venho para as consultas, faço exames, e esse cuidado me protege, pois não tenho nenhuma doença. Gosto muito de participar destas reuniões, pois sempre aprendo alguma coisa que eu não sabia”, ressaltou.

A coordenadora do Programa, Kamila Fialho, disse que esse trabalho de conscientização está sendo feito em todas as unidades, e que ainda há muitos desafios a serem superados. “É importante apoiar as unidades que buscam a intensificação do cuidado com a saúde do homem. Precisamos incutir na cabeça do público masculino que a unidade são deles também, e que cuidar da saúde pode e deve ser uma prática recorrente para todos nós”, finalizou.