Microempreendedores do Bugio aprendem sobre empreendedorismo em oficina promovida pela Fundat

Formação para o Trabalho
21/11/2017 16h16

O empreendedorismo entrou na vida de Carine Santos, 31, quando ela decidiu transformar a atividade artesanal em uma ocupação rentável. Hoje, ela consegue ajudar o marido nas despesas da casa, graças às encomendas que recebe. "Após o curso para confeccionar peso de porta que fiz na Fundat, eu vi que era uma área que me interessava. Desde criança eu gosto de costura", diz Carine, que também fabrica peças em feltro e E.V.A.

A mais nova artesã decidiu, então, dar mais um passo em direção ao aprimoramento do negócio, participando da Oficina Sei Empreender, inserida na programação do II Encontro de Empreendedores promovida pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) na Associação dos Moradores Pró-Melhoria em Defesa do Conjunto Bugio. A oficina foi ministrada pelo instrutor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bernardo de Jesus, encerrando as atividades do segundo encontro.

No encontro, foram abordadas várias questões a cerca da correta postura empreendedora, além de fatores para o sucesso do negócio como atendimento, qualidade, novidade e preço do produto e serviços. "O empreendedor deve agir pelo tripé comportamental que envolve a emoção, razão e ação", afirma Bernardo.

O objetivo do projeto é estimular empreendedorismo nas comunidades, fortalecendo os comerciantes formais e informais das regiões aracajuanas. A previsão é de que essas ações aconteçam mensalmente em diversas localidades da capital. "A cada encontro, ficamos muito empolgados com os resultados obtidos. A nossa satisfação é acompanhar de pertinho o desenvolvimento e a transformação de cada um desses microempreendedores", afirma a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral.

Sem dúvida, essa transformação está sendo vivida por Carine. "Aqui, eles esclarecem algumas dúvidas e ensinam alguns pontos que às vezes erramos, pra gente que está começando, toda informação é bem-vinda, se não corrermos atrás dela, não conseguimos crescer e aprender, aprendizado nunca é demais, por isso eu vim", comenta a participante, entusiasmada com a oportunidade. "Empreender é ter sucesso, podemos ter prejuízos e percas, mas estamos na luta, ninguém cresce se não lutar, porque temos que lutar para conseguir algo na vida", conclui.

Aprimorando o negócio

Instrutora de artesanato da Fundat há oito anos, Aline Vieira trabalha confeccionando e vendendo bonecas de pano. Ela conta que a maior dificuldade enfrentada no gerenciamento do negócio é falta de controle nos lucros obtidos. "Meu interesse em participar do evento, é que eu não sei administrar muito bem a margem de lucro, não sei me controlar a separar o lucro, vim para aprender isso, eu já vendo e tenho uma certa freguesia  com o que eu faço, só que eu não estou sabendo organizar esse lado, estou vendo os exemplos que ele está dando para ver se abro a minha mente e consigo me segurar na questão do lucro", relata Aline, ressaltando que o verdadeiro empreendedor é aquele que busca o próprio diferencial e investe em inovação. "Procuro fugir do que é comum no mercado de venda de bonecas de pano", finaliza.