Representantes de pais e de estudantes são eleitos para compor o Fórum Municipal da Educação

Educação
22/11/2017 16h57

Nesta quarta-feira, 22, foram eleitos os representantes de pais e de estudantes da Rede Municipal da Educação e seus respectivos suplentes para compor o Fórum Municipal da Educação  de Aracaju (FME). O pleito aconteceu no auditório Antônio Vieira, anexo à Escola de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

O Fórum foi instituído pelo decreto n° 5.554/2017, tendo a função de planejar, organizar encontros como espaço de debates e discussões sobre as políticas educacionais de Aracaju, bem como o de acompanhar, monitorar a execução do Plano Municipal de Educação, além de coordenar a realização das Conferências Municipais da Educação.

A votação foi conduzida pela coordenadora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Coged/Semed), Maria José Guimarães Vieira. De acordo com ela, o Fórum é uma importante instância de participação da sociedade no que se refere às questões educacionais do município, além de acompanhar as matérias legislativas na área educacional. Na ocasião,  Maria José destacou a importância presença dos candidatos ao pleito.

“Foi muito positivo ver o número considerável de interessados em representar os seus segmentos no FME. Isso sinaliza que temos pessoas comprometidas com a Educação, que demonstram vontade de acompanhar e fiscalizar as políticas educacionais de Aracaju. Estamos muito satisfeitos com a qualidade dessa votação”, evidenciou a coordenadora de Gestão Educacional da Semed.
 
Eleitos
 
Representando os pais dos alunos, foram eleitos Lourandir Gomes e Andreza Pereira, como suplente. Para representar os estudantes, foram eleitos os estudantes Vando Francisco Vieira e Guilherme Ferreira, como suplente.

Vando Francisco Vieira, tem 14 anos, é aluno do 8° ano da Emef Freitas Brandão. Ele contou como se sentiu ao ser escolhido para integrar o Fórum. “Eu estou feliz em ter ganhado a votação porque acredito que o Fórum vai ajudar a melhorar a Educação de Aracaju. Eu não penso somente em minha escola, mas defendo que todos nós devemos estar unidos e comprometidos pensando no presente e nas gerações futuras”, analisou.

Já o representante dois pais, Lourandir Gomes, afirma que é uma grande responsabilidade representar os pais de mais de 30 mil estudantes da rede municipal. “É um privilégio e um desafio grande poder representar tantos pais e mães, sendo o elo de diálogo e construção. Estou feliz de ter sido eleito e estou empenhado nesta construção em prol da educação”, garantiu.
 
Lei
 
De acordo com a lei, o FME deve ser composto por membros titulares e seus respectivos suplentes representantes da Semed, de órgãos públicos, de entidades, organizações e movimentos sociais representativos dos segmentos da educação escolar e dos setores da sociedade civil.