Obra garante qualidade de vida para famílias do Japãozinho

Obras e Urbanização
22/11/2017 17h19

A atual gestão da Prefeitura de Aracaju tem buscado estudar e identificar os problemas estruturais do município para diagnosticar locais que apresentam carências, visando, sobretudo, enfrentar os principais obstáculos e promover ações de melhoramento urbano, preparando a cidade para um novo ciclo de desenvolvimento. Um destes locais é o bairro Japãozinho, localizado na zona Norte e que ocupa parte do Morro do Urubu, além de áreas de manguezais na margem direita do rio do Sal.

Está em andamento uma obra estruturante que consiste na implantação de rede de drenagem, rede coletora de esgoto e pavimentação das ruas. Orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, a ação vai melhorar sensivelmente a qualidade de vida das famílias da área que ficarão mais protegidas de doenças infectocontagiosas. Os investimentos também melhorarão a mobilidade urbana com a pavimentação e sinalização horizontal e vertical, permitindo o tráfego de veículos e prestadores de serviços públicos, como caminhões de coleta de lixo e ambulâncias, por exemplo.

Na avenida A, onde hoje existe apenas uma cratera por onde passam águas servidas das residências, será implementada uma estrutura composta por concreto armado que, além de proteger a população de acidentes, absorverá o material produzido nas casas do entorno e levado à caixa coletora.

Com esta obra, a cidadania começa a chegar a um local historicamente relegado e onde o poder público não conseguia atender as demandas. "Esta é a típica obra que gera qualidade de vida. Implantar mecanismos de saneamento básico e que resultem em saúde preventiva é uma forma de emancipar as pessoas e garantir a infraestrutura urbana. Quando se trabalha com o foco na melhoria de vida de quem mais precisa os recursos públicos se transformam em esperança para os beneficiários e responsabilidade para os gestores. Humanizar a cidade: esta será a marca desta nova gestão de Edvaldo Nogueira à frente do município", garante o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.