Educação de Aracaju recebe Caravana da Consciência Negra

Educação
22/11/2017 17h51


Na tarde desta quinta-feira, 22, foi a vez da Caravana da Consciência Negra passar pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). Durante toda semana, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Coletivo Quilombo, tem realizado intervenções artísticas e culturais nas sedes das secretarias municipais de Aracaju, fomentando o dialogado sobre o racismo institucional. De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Maíra Ielena Cerqueira, a intenção é ampliar a discussão, fazendo com que os servidores da Prefeitura compreendam o que é o racismo institucional e as formas de enfrentá-lo.
 
“A proposta é de uma construção intersetorial. Vários órgãos da Prefeitura uniram-se para tratar das questões relativas à consciência negra e o racismo institucional, como a Secretaria Municipal da Assistência Social, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além da Semed. A discussão levou à formação da Caravana. Passamos por diversas secretarias e fazemos esta proposta de intervenção artística", explica Maíra. 

Atividades

A atividade começou, às 15h, com um cortejo dentro do órgão. Em seguida, os participantes cantaram e dançaram músicas africanas, apresentando-se aos servidores da Semed. Na oportunidade, houve exposição de estandartes contendo dados estatísticos e informações sobre o racismo no Brasil, bem como sobre as condições da população negra e as dificuldades de acesso às políticas sociais. 
 
O coordenador da Coarte/Semed, Rivaldino dos Santos, destaca que despertar, educar e promover a conscientização estão entre as funções da arte. “Dentro da nossa coordenadoria, nossa proposta é ter um comprometimento social. Então , quando fazemos isso, estamos prestando um serviço à sociedade. Na esquete falamos que acreditamos em uma sociedade mais justa, com mais equidade para todos, vivendo isso no dia a dia”, explica o coordenador.

A funcionária do Departamento de Educação Básica e Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Semed, professora Izabel Cristina Santos da Silva, relata que assistir a Caravana fez uma grande diferença para ela, tendo em vista que levou à reflexão sobre a discriminação racial que, segundo ela, ainda é grande e muitas vezes está camuflada. 
 
“Isso tem que ser trabalhado no dia a dia. Às vezes estamos praticando a discriminação de forma até 'carinhosa', sem saber que estamos fazendo um ato de preconceito com o outro colega.  Esse é um momento de refletirmos sobre a educação humanista, nos vendo refletidos no outro e aprendendo a respeitar as diferenças”, conclui a coordenadora. 

Caravana

A Caravana iniciou a atuação desde segunda-feira, 20, e já passou pelo Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos,  Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Semed, e seguirá nesta quinta-feira, 23, para a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e na sexta-feira, 24, as atividades serão  na Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Na próxima semana, as intervenções ocorrerão na Secretarias Municipais da Assistência Social e do Meio Ambiente.