Saúde participa de planejamento para controle das ISTs, Aids e hepatites virais em Brasília

Saúde
22/11/2017 21h36

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou das reuniões de planejamento, promovidas nos dias 21 e 22, pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle do IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), do Ministério da Saúde (MS), em Brasília. O encontro teve como objetivo traçar propostas para 2018, além ouvir as demandas de cada região.

Para a coordenadora representante da SMS, Débora Oliveira, esse evento foi muito enriquecedor, uma vez que pode conhecer novas estratégias de controle do MS. “Foi muito importante esse planejamento estratégico como forma de implementar as ações de prevenção, diagnóstico, tratamento, monitoramento e avaliação das ISTs, Aids e hepatites virais, e para um trabalho articulado em rede, inovação da resposta e sucesso no controle dessas doenças”, avaliou.

Segundo a diretora do DIAHV, Adele Benzaken, deve haver uma coesão entre os gestores públicos em prol desses avanços, pois a atuação conjunta das três esferas é o melhor caminho para se dar a melhor resposta às ISTs, Aids e hepatites virais. “O Departamento e as coordenações têm que trabalhar em sinergia, entendendo que as soluções dos problemas devem ser encontradas conjuntamente”, alertou.

Além de Aracaju, estiveram presentes os coordenadores de oito estados (Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Piauí; Alagoas; Santa Catarina e Tocantins) e de outras oito capitais (Belém; Curitiba; Manaus; Natal; Porto Alegre; Porto Velho; Salvador e São Paulo).

Controle das Hepatites Virais

Sobre este tema foram estabelecidas como prioridades a redução da transmissão vertical da hepatite B; a ampliação da oferta do tratamento de hepatite C e do diagnóstico das hepatites virais. À respeito do Plano de Eliminação da Hepatite C no Brasil até 2030, o DIAHV objetiva atingir as metas globais, fortalecendo a parceria com estados e municípios na Atenção Básica e nos serviços ambulatoriais.

Controle do HIV/Aids

Já nesta esfera, foram definidos como objetivos prioritários a redução da transmissão vertical da sífilis e do HIV; a implantação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP); a ampliação da oferta da Profilaxia Pós-Exposição (PEP); a redefinição das novas atribuições dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) na rede de atenção à saúde; a implementação do cuidado compartilhado do HIV/Aids na Atenção Básica; a ampliação do número de Pessoas Vivendo com HIV em tratamento antirretroviral (TARV), fortalecendo sua vinculação e retenção nos serviços; a ampliação de adesão das PVHIV ao TARV; e a ampliação do diagnóstico e tratamento das IST e do HIV.