Assessoria de Geoinformação da Sema promove treinamento para as equipes de fiscalização ambiental

Meio Ambiente
23/11/2017 13h21

A Assessoria Especial de Geoinformação (Aegeo) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) concluiu, na manhã desta quinta-feira, 23, o treinamento com as equipes de fiscalização ambiental, a fim de instruí-los ao uso do GPS (em português, Sistema de Posicionamento Global) nas suas respectivas ações. A Aegeo é responsável por auxiliar todos os outros setores do órgão, através de sistemas de dados computadorizados que identificam geograficamente áreas de interesse da Sema, localizadas em diferentes pontos de Aracaju.
 
A assessoria também verifica impedimentos ambientais em uma área que seria licenciada, identificando a propriedade de terrenos, localizando pontos de descarte irregular para auxiliar a equipe da fiscalização ambiental e monitorar áreas de preservação permanentes. Para tanto, os fiscais da Sema, quando vão realizar suas atividades, levam o GPS, marcam esses pontos e enviam para análise do cadastro ambiental da assessoria especial. 
 
O treinamento, que vem ocorrendo desde a última quarta-feira, 22, foi ministrado pelo coordenador de Geoinformação da Sema, Roberto Pacheco, e pela  técnica ambiental lotada no mesmo setor, Karinne Oliveira. De acordo com o coordenador, neste primeiro momento, o objetivo foi aprimorar os serviços de georreferenciamento, por meio do uso do GPS utilizado nas fiscalizações rotineiras da secretaria, através do trabalho dos setores do Departamento de Controle Ambiental (DCA). Desta forma, equipes de Resíduos Sólidos, de Construção Civil e de Volumosos (RCCV’s), Área de Proteção Permanente (APP) e de Proteção Animal, participaram da capacitação. 
 
“Por ainda não estar familiarizados com alguns procedimentos do uso do GPS, estamos promovendo esse treinamento para sanar essa questão. É necessário que durante a fiscalização, todo ponto fiscalizado seja marcado, anexando essa área através de dados georreferenciados. Ou seja, inserir no sistema para que a gente possa ter acesso e produzir mapas espaciais que apresentem o que está sendo fiscalizado, que foi notificado e que tem processo, entre outras coisas. Com esse treinamento, os servidores sairão aptos a entender e a manusear da melhor maneira o GPS. Como também, saberão inserir os dados em nossos sistemas”, afirmou Roberto.
 
Cristina Araújo, coordenadora do setor de Proteção Animal, participou do treinamento e garante que, a partir de agora, o uso do GPS e a inserção das informações no sistema de coordenadas georreferenciadas implementará ações mais incisivas em alguns pontos considerados viciados. “Com o treinamento, colocaremos em prática essas orientações dadas pela equipe da Aegeo, a fim de que sejam conhecidas as áreas de maior incidência de determinadas práticas nocivas ao meio ambiente”, ressaltou.  
 
Roberto Pacheco também enfatizou que o próximo passo é promover esse treinamento para as equipes do Departamento de Licenciamento Ambiental (DLA). “É de suma importância ofertar essa capacitação também para os servidores do Licenciamento Ambiental para que tenham um auxílio de possíveis impedimentos dos terrenos que deverão ser licenciados ou que já houve solicitação para o mesmo, por exemplo”, finalizou.