Servidores da Fazenda são capacitados para otimizar o cadastro imobiliário da capital

Fazenda
23/11/2017 15h27

Aracaju é uma cidade em plena expansão e desenvolvimento. Por todos os cantos, há exemplos de como a capital sergipana vem crescendo, deixando o título de "pequena" apenas como um "apelido carinhoso" para os aracajuanos mais apaixonados. Com as rápidas e constantes mudanças, inclusive no uso e ocupação do solo,  mesmo com todos os esforços, tem sido difícil manter o cadastro imobiliário permanentemente atualizado em toda a área geográfica do município. Pensando nisso, a Secretaria da Fazenda (Semfaz) promoveu um curso de capacitação para os servidores que atuam na área.

"O intuito é otimizar e ampliar o recadastramento imobiliário de Aracaju, utilizando técnicas de geoprocessamento", explica a diretora do Departamento de Tributos Imobiliários (Dtim), Ignêz Souto. Segundo ela, apesar do cadastro vigente ser considerado de boa qualidade, o atual estágio das geotecnologias, com fácil acesso às informações geográficas e cartográficas, inclusive com imagens de satélite e fotografias digitais, permite intensificar o processo de atualização sistemática. "Tudo isso com baixo custo e retorno imediato, tanto financeiro como social. Um trabalho que diminuirá os prazos entre as mudanças reais, formais ou não, e o registro delas no banco de dados do cadastro imobiliário", complementa.

Para qualificar os servidores foi elaborado um curso com três módulos - o primeiro deles realizado no último final de semana -, que tem a condição do professor Juan Carlos Gortaire, mestre em Engenharia Civil, membro da Rede Sergipe de Geoteconoligias, com vasta experiência na área. "Vamos propor a discussão dos conceitos básicos de geoprocessamento, novas geotecnologias e suas possíveis aplicações na gestão do cadastro mobiliário; a elaboração de um diagnóstico da situação atual do cadastro imobiliário de Aracaju; além de atividades do tipo oficina, com supervisão dos servidores na elaboração de um padrão metodológico para o recadastramento imobiliário", informa Juan Carlos.

Uma área piloto de Aracaju também será escolhida para aplicação da metodologia adotada para cadastramento imobiliário, como finalização do curso. "Os servidores deverão aproveitar ao máximo as informações passadas, detectando e apontando os problemas do cadastro imobiliário atual e aplicando uma metodologia padronizada para a revisão direcionada do cadastro. O resultado imediato será uma equipe capacitada e preparada para o planejamento e execução do recadastramento, que resultará num processo mais confiável", avalia Ignêz Souto. Os próximos módulos ocorrerão no mês de dezembro.  Além de 16 servidores da Semfaz, participam da capacitação três servidores do Departamento de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e outros três da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).