Parceria entre a Prefeitura, Governo e UFS beneficia usuários do Bolsa Família

Assistência Social e Cidadania
23/11/2017 17h09

A construção de boas práticas em forma de parcerias de sucesso entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, e diversos entes da sociedade já é uma constante na capital. Nesta quinta-feira, 23, uma segunda turma de profissionais da Secretaria da Assistência foi capacitada para operar o Sistema de Condicionalidades (Sicon). As aulas aconteceram no Laboratório de Informática do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O Sicon é uma ferramenta onde os trabalhadores relacionados ao Programa Bolsa Família, que na Assistência Social são os técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), têm a oportunidade de acompanhar se as famílias cadastradas no Bolsa Família estão cumprindo as condicionalidades para a manutenção do benefício.

Segundo a vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino, as condicionalidades existem para que as crianças e adolescentes envolvidos no programa possam se desenvolver de forma saudável e segura. "O Bolsa Família existe não só como um mero repasse de verba, ele funciona de forma estratégica: para que as crianças mantenham uma boa frequência escolar, tomem todas as vacinas pertinentes à idade e tenham um acompanhamento nutricional rigoroso. Independente do dinheiro, a importância do Bolsa Família é o compromisso que aquele responsável assume perante a cidade, o estado e a nação de proporcionar aos seus filhos a melhor qualidade de vida possível. Quando esse compromisso é honrado, os índices de saúde, educação e desenvolvimento humano aumentam, fazendo com que a realidade de toda a sociedade evolua. É um lindo ciclo virtuoso".

Com mais um parceiro atuante, a turma recebeu as orientações do facilitador e coordenador estadual do Cadastro Único do Bolsa Família, José Carlos Passos, que faz parte da equipe da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e Diretos Humanos (SEIDH). José Carlos explicou de que forma o trabalho pode se tornar mais eficaz através da utilização do Sicon. "Esse sistema é muito importante porque é a forma que temos de mapear onde estão os pontos de progresso e de crise entre as famílias que fazem parte do programa. Podemos alertar com mais antecedência o risco social que essas pessoas estão vivendo ao descumprirem as condicionalidades e temos a oportunidade de tratar os problemas na origem, a fim de que ninguém fique sem receber o valor que é tão importante para o complemento da renda familiar".

Erika Vieira é técnica de referência do Cras Pedro Averan e se sente mais preparada para lidar com a população que é usuária do Bolsa Família após a capacitação. "Pra mim é um momento singular, porque eu já trabalho com esse sistema há algum tempo e sempre surgem algumas dúvidas que puderam ser tiradas hoje. A partir de agora eu me sinto ainda mais capacitada para trabalhar com as pessoas que estão na ponta dos serviços da Assistência, que têm questionamentos a respeito do programa e que precisam entender as condicionalidades que tanto falamos".

Frutificar onde se é plantado

À frente da gestão da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino busca o apoio das universidades para a permanência dos serviços prestados à população, independente de quem esteja no comando da secretaria. Por esse motivo a Universidade Federal de Sergipe é uma grande aliada no desenvolvimento dos trabalhos da pasta. Para atividade do Sicon a UFS cedeu o laboratório de informática do departamento de Estatística e todo o aparelhamento necessário para a realização da capacitação.

"Todas as ferramentas que pudermos utilizar para benefício da sociedade são válidas. Qualquer esforço nesse sentido é importante e primordial para que as pessoas sejam beneficiadas. A UFS não pode gerar frutos apenas para si, é preciso que os espaços da universidade sejam ocupados de iniciativas que promovam a qualidade de vida das pessoas, advindo das administrações públicas também, como é o caso desta formação", Sadraque de Figueiredo, chefe do departamento de Estatística da UFS.

Atendendo a um pedido dos funcionários dos Centros de Referência da Assistência Social e Cidadania (Cras), o Conselho Municipal da Assistência Social incluiu no Plano de Educação Permanente os treinamentos que são realizados periodicamente sobre diversos temas relacionados ao Serviço Único da Assistência Social (SUAS).