Orquestra de Violões da UFBA encanta sergipanos em apresentação no Quinta Instrumental

Agência Aracaju de Notícias
23/11/2017 21h28

O Teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju, recebeu nesta quinta-feira, 23, mais uma edição do Projeto Quinta Instrumental. No palco, a Orquestra de Violões da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que encantou a todos com um repertório clássico e atual. No evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), houve também a entrega do 1º Prêmio Mário Jorge de Poesia.

Coordenada pelo professor Robson Barreto, a Orquestra de Violões da UFBA é formado por alunos do Bacharelado em Violão, ex-alunos, funcionários, técnicos e professores. O grupo, que se destaca pela excelência, encerra uma pequena turnê com a apresentação da capital. “Para nós foi uma surpresa muito boa conseguir viabilizar e incluir Aracaju na nossa mini turnê. Passamos por Feira de Santana, Itabaiana e estamos encerrando em Aracaju. Tínhamos muita vontade de fazer a Quinta Instrumental e estamos contentes em poder tocar para o público de Aracaju”, disse o professor Robson Barreto.

Segundo ele, o repertório que vem sendo desenvolvido tem como característica o alto nível técnico interpretativo e foi justamente isso que o público sergipano teve o privilégio de conhecer. “A gente mostrou um pouco do repertório da Orquestra de Violões. Temos concertos escritos para violão e orquestras, que nós fazemos adaptações para a Orquestra de Violões, e temos também obras orquestrais de outros compositores, como Guerra Peixe, além da parte mais popular, como Egberto Gismonti”, declarou.

Diversidade

Desde agosto, em todas as quintas-feiras, artistas de estilos diversificados se apresentam no Centro Cultural de Aracaju. Para o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, a variedade de estilos musicais é justamente uma das principais características do projeto Quinta Cultural. “Procuramos não ficar presos a estilos. Seria contraditório se nos prendêssemos a um estilo se a gente procura abarcar ao máximo da musicalidade. A última edição do ano será no dia 30 desse mês. Vamos dar uma pausa para planejar o ano seguinte”, explicou Karvan.

Casa cheia

O público sergipano fez bonito e lotou o Teatro João Costa. Centenas de pessoas fizeram questão de prestigiar a Orquestra de Violões da UFBA. A merendeira Maria Nazareth Cruz Lima, participante ativa o projeto, levou o neto Kaynan Davi, para prestigiar a apresentação da Orquestra de Violões. "Eu sempre venho e trago os meus netos porque acho que é importante. Para a gente que é da periferia e tem salário baixo é a única maneira de lazer. Eu não posso ir ao shopping, então eu venho para esses eventos. É um encontro marcado e garantido”, pontuou.

Já outros foram pela curiosidade em conhecer o grupo baiano, como é o caso do músico André Lucas dos Santos. “Eu conhecia a Orquestra mas essa é foi a primeira apresentação que eu acompanhei. Gosto do tipo de música e acho a Orquestra de Violão muito interessante. É levar a cultura que não é a de massa para deixar mais acessível para as pessoas”, destacou André Lucas.

A estudante Allana Nascimento saiu da apresentação encantada com o concerto do grupo baiano. "Achei maravilhoso e espero que Aracaju continue tendo essas apresentações porque  falta um pouco desse clima mais cultural. Espero que outras pessoas participem",  declarou.

Sobre a orquestra

Fundada em 2010 pelo professor Ricardo Campanogara de Mello, a Orquestra de Violões da UFBA é um projeto de extensão permanente e oficialmente um dos grupos estáveis da Escola de Música da UFBA.

O repertório da Orquestra de Violões é composto por concertos para solistas e obras orquestrais que são adaptadas para a formação pelos professores e alunos em projetos de pesquisa e iniciação científica, além de arranjos elaborados especificamente para a orquestra por professores e alunos da Escola de Música da Bahia.  

Quinta Instrumental

O projeto traz toda semana um artista diferente com instrumento diferente. A ideia é enaltecer as artes instrumentistas e oferecer música de qualidade para população de forma gratuita. O Quinta Instrumental acontece semanalmente, com exceto nos feriados.