Funcaju recebe intervenção artística e cultural

Cultura
23/11/2017 21h22

A Caravana da Consciência Negra finalizou as suas atividades na manhã desta quinta-feira, 23, na Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), onde desenvolveu diversas atividades voltadas às diversas classificações de discriminação na sociedade com foco no racismo institucional. O movimento artístico cultural faz parte da programação da Prefeitura de Aracaju em alusão à semana que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra e passou por diversas secretarias da gestão municipal, levando ações pedagógicas de combate às desigualdades raciais. 

A Funcaju foi a última secretaria a receber o cortejo, que iniciou-se no último dia 20 no Centro Administrativo Aloísio Campos e passou por seis instituições da administração municipal da capital sergipana. A ação tem como proposta discutir através de peças teatrais assuntos como a desigualdade racial e a importância da criação de políticas públicas capazes de dar voz as minorias e incluí-las no contexto do desenvolvimento social.

A Caravana entrou na Fundação com a turma do Teatro Fórum da Coordenação de Arte (Coarte), da Secretaria Municipal de Educação, com cartazes, canções e peças teatrais que tinham como pretensão conscientizar os servidores e combater os males sociais. Incentivando, inclusive, a denúncia e o apoio as atividades que tenham como objetivo torna-se a sociedade livre do preconceito, discriminação e afins.

De acordo com o presidente da Funcaju, Silvio Santos, apesar do Brasil ser considerado o país da diversidade, o preconceito racial ainda é muito evidente. “A Funcaju é o órgão responsável por fortalecer e disseminar as atividades culturais do município. Receber essa ação em nossa Fundação é de extrema importância, até mesmo para reforçar o nosso conceito valorização e respeito da cultura do nosso povo. Porque o Brasil é muito diversificado, mas infelizmente ainda sofremos com o preconceito racial. Essa ação é justamente uma forma de mostrar a presença desse mal e também formas de combatê-lo”, explica.

Para o assessor do gabinete da Funcaju e responsável pela ação, José Paulo dos Santos Neto, essa é uma forma de abordar o tema dentro da instituição e cumprir com a missão social da entidade de combater esse tipo de preconceito e tornar a sociedade cada vez mais igual. “Queríamos fazer um fórum, mas achamos melhor levarmos até as secretarias para que todos pudessem participar e entender a ação como uma forma de tornar cada vez mais a sociedade igual”, destaca.

Indagada por um dos atores, a coordenadora da Escola de Artes Valdice Teles (unidade da Funcaju), Giuliana Maria de Oliveira, relatou que dentro da instituição já ocorreram alguns casos relacionados à temática, mas que foram solucionados através de ações pedagógicas e diálogo entre os alunos e funcionários. “Infelizmente o preconceito faz parte da nossa cultura, mas o combate deve ser feito da melhor forma possível através de diálogos e atividades que toque e conscientizem essas  pessoas”, explicou.

A Caravana

A ação é uma intervenção artística cultural, que tem como objetivo levar para os servidores da Prefeitura de Aracaju temas relacionados à discriminação racial e dificuldades enfrentadas pelos negros ao acesso às políticas públicas. As atividades passarem pelo Centro Administrativo Aloísio Campos e outras seis secretarias da gestão municipal. A Caravana faz parte da programação voltada a semana em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.