Atletas da rede municipal da Educação representam Aracaju em Copa Internacional de Judô

Educação
24/11/2017 19h57

Os sorrisos largos emolduravam as expressões de entusiasmo e os olhares vibrantes não escondiam a expectativa em representar Aracaju e o Estado de Sergipe em uma competição a nível internacional. Essas expressões estavam presentes nos 29 atletas do Judô da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Juscelino Kubitschek (JK), que viajaram na tarde desta sexta- feira, 24, para a Copa Internacional de Judô. O evento acontecerá na cidade de Fortaleza (CE), nos dias 25 e 26 de novembro. Ao todo participarão do campeonato 15 países e 2.682 atletas das diferentes categorias do Judô.

A concentração para a viagem aconteceu na Emef JK. A secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite, acompanhou a delegação de Sergipe até a partida do ônibus e, na oportunidade, Cecília destacou a importância do estímulo e apoio à prática esportiva.  "Tenho alegria de participar deste momento dos nossos estudantes e todos que fazem a Emef JK, desde o professor de judô, Vicente Gamo Neto, até a equipe diretiva, na pessoa de Ítalo Correia. Através do esporte, os nossos estudantes potencializam seus talentos, aprendem sobre determinação, foco, trabalho em equipe, dedicam-se por bons resultados e sedimentam valores importantes na construção da personalidade como cidadãos. É uma orientação do prefeito Edvaldo Nogueira que, dentro e fora das nossas escolas, resgatemos e estimulemos uma política educacional que valorize a prática de esporte, é por isso que temos fortalecido as ações da nossa coordenadoria de Educação Física e Esporte Escolar e apoiado nossos atletas", revela a secretária Cecília.

O professor Vicente Gamo Neto acompanhará os atletas na Copa. Ele destaca o esforço feito pela gestão para viabilizar a ida dos estudantes à competição. "Nós estamos treinando pesado há mais de dois anos. Todo atleta sonha com o momento de competir e colocar em prática o que aprende. Agradeço ao prefeito Edvaldo Nogueira e à secretária Cecília Leite pelo apoio logístico. Sem isso, não conseguiríamos viajar. Esperamos agradecer com bons resultados", agradece o professor de judô.

Entusiasmo

A judoca Josefa Cardozo dos Santos está entre os atletas que vão representar Aracaju. A jovem tem demonstrado nas disputas que é uma grande promessa do judô.  Entre tantas competições, destacou-se por ter sido campeã dos Jogos Escolares da TV Sergipe, em 2017. Ela foi campeã da Copa Open Nordeste de Judô, considerada a melhor atleta judoca do Estado de Sergipe, em 2015 e em 2016, além de ter participado da seletiva mundial de Judô e ter conquistado 7° lugar. "Eu estou muito feliz com mais este desafio, a expectativa de trazermos o ouro é grande. Treinamos muito e a nossa união é grande. Estamos confiantes e empolgados. Representar nossa cidade é motivo de muita alegria e força para todos nós. Vamos agarrar com muita determinação essa chance", afirma a atleta.

Além de Josefa, Nailson Silva e Jhemisson Batista também se destacaram em competições nacionais. Foi Nailson quem traduziu o sentimento de fazer parte de uma competição de tamanha relevância para o esporte. "A emoção é grande demais porque cada campeonato fica na nossa história. O maior desafio é mantermos o foco, não deixar o nervosismo dominar. Se todos que estão lá podem, nós também podemos vencer", acredita o judoca.