Bairro Cidade Nova é mapeado pela Defesa Social

Defesa Social e Cidadania
29/11/2017 08h33

A Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, dá continuidade ao trabalho de mapeamento de áreas de risco de Aracaju. Esta semana a ação ocorre no bairro Cidade Nova, localizado na zona Norte da Cidade.

De acordo com o geólogo da Defesa Civil, Lucas Santana, esse é o bairro com maior numero de solicitações de vistorias. Os pontos mais críticos desse bairro são a rua Santa Terezinha e a rua Nossa Senhora da Glória, "elas apresentam grandes áreas suscetíveis a deslizamentos de terra, que geram problemas estruturais nos imóveis", explica o geólogo.

O coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, o capitão Silvio Prado, enfatiza também a área no entorno do Morro do Quem Dera como área de risco, inclusive, por ter uma ocupação irregular. O coordenador ressalta que esse levantamento, assim como o anterior, tem o objetivo de quantificar as casas que estão nível de risco baixo, médio, alto e muito alto. "A partir desses dados poderemos ter uma noção de quantas pessoas residem nesses locais, isso facilitará o trabalho preventivo caso após um aviso de chuva intensa seja necessária a retirada das pessoas de suas casas", destaca.

O fator que mais influencia a movimentação de massa em Aracaju é a intensidade das chuvas, nos períodos com maiores precipitações. A Defesa Civil  explica que a melhor forma da população contribuir e evitar riscos é não construir próximo as áreas com relevo elevado. "Porém, se a construção já foi feita aconselha-se a ter atenção quanto a rachaduras, abatimento do piso da casa, inclinação de postes e árvores ao perceber qualquer desses indicadores de movimentação de terra o ideal é ligar imediatamente para a Defesa Civil  e tentar se afastar do risco", finaliza Lucas.

Para informar situações de risco ou solicitar vistorias a população deve entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone emergencial 199.