Esgap: Cinco cursos são realizados nesta quinta-feira, 30

Planejamento e Orçamento
30/11/2017 22h43

"É válido ressaltar a preocupação do servidor em buscar conhecimento para aprimorar a prestação do serviço. Quem ganha com isso não é apenas o servidor, mas a administração e a população que passa a ser atendida por um profissional bem mais capacitado, com melhor conhecimento técnico", disse o advogado André Ricardo de Britto, ao ministrar o curso "Crimes contra a Administração Pública", um dos cinco promovidos pela Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), durante esta quinta-feira.

André destacou que a temática é importante porque, a partir do momento que os servidores passam a ter ciência dos crimes contra a administração pública, o que pode se classificar e se enquadrar como um crime, ele passa a agir como um fiscal da Lei. "Ele pode prezar por mais transparência no serviço público, não submetendo-se ou se omitindo a determinadas situações. Isso faz com que o serviço público seja tratado com seriedade e celeridade", disse.

Outro curso ministrado nesta quinta foi "O Planejamento Estratégico na Escola" que, de acordo com o professor Jason Reis, foi formatado na perspectiva de mostrar aos participantes uma ferramenta de gestão para as escolas. "O planejamento estratégico não é nenhuma formula mágica, mas é mais uma possibilidade que a escola tem de gerenciar as suas ações,  para que nas diferentes perspectivas que a escola desempenha, seja na questão do aprendizado ou na questão do gerenciamento dos recursos, a rotina da escola seja gerida de forma organizada".

Jason pontuou que no caso da Prefeitura Municipal de Aracaju, que já vem discutindo um Planejamento Estratégico, as escolas municipais devem se aliar a esse Planejamento buscando elaborar um plano eficiente que resulte em resultados significativos. "O planejamento estratégico da escola ele não deve estar desconectado de outros planos que possam existir na seara da educação", falou, defendendo a ideia de que todo o profissional precisa estar em busca constante de formação, e enfatizando a ação do Governo Municipal em promover a capacitação dos seus servidores.

Outros Cursos
Além dos temas "Crimes na Administração Pública" e "O Planejamento Estratégico na Escola", mais três turmas foram capacitadas sendo uma com o tema "Administração e Mediação de Conflitos", com a professora Sylvia Soares, outra com "O Poder da Oratória", ministrado pelo professor Eduardo Barbosa; e "Administração Eficaz do Tempo", com o professor Moabe Teles.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Esgap, Monica soares, "os cursos e palestras, realizados na Escola de Governo, são importantes no sentido de contribuir diretamente com o planejamento estratégico, cujo foco é transformar Aracaju em uma cidade inteligente, humana e criativa”, explicou, lembrando que durante o mês de dezembro mais cursos serão realizados.