Em parceria com a Prefeitura de Aracaju, Sebrae apresenta resultados do “Lidera Turismo”

Indústria, Comércio e Turismo
01/12/2017 18h22

Na tarde desta sexta-feira, 1º de dezembro, representantes do trade turístico, gestores públicos, técnicos do turismo e lideranças empresariais se reuniram no Del Canto Hotel, na Farolândia, para conhecer o planejamento estratégico do “Lidera Turismo”, um programa do Sebrae/Se em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), que tem como objetivo construir uma agenda estratégica para o fortalecimento do turismo em Aracaju.
 
Hoje foi finalizada a primeira etapa do programa com a apresentação do Planejamento Estratégico para o setor. Richard Alves é consultor do Lidera Turismo no Sebrae/Se e elencou as 5 ações para que o plano tenha êxito: observatório do turismo (dados sobre o setor); fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo; marketing do destino (divulgação de Aracaju); capacitações (qualificação) e formatação de novos produtos e roteiros (oportunidades).
 
O secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, também participou do lançamento e parabenizou os participantes pela qualidade do planejamento estratégico, ressaltando a importância de Aracaju como indutor no turismo. “Aracaju é a porta de entrada do turismo em nosso estado e tudo que se refere a Aracaju, tem reflexo e repercussão para o estado”, considerou.
 
As perspectivas do plano animaram gestores e empresários do trade. Esse foi o sentimento de Daniela Mesquita, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), destacando o esforço coletivo na construção de um plano possível de ser colocado em prática.  “Nossas expectativas são as melhores. O turismo em Sergipe, o turismo em Aracaju, está em um momento único ao reunir pessoas de vários setores para discutir o turismo e fazer um planejamento. É a primeira vez que a gente está fazendo isso. O plano é leve, exequível e eu tenho certeza que em um ano iremos mudar o turismo em Aracaju”, comemorou.
 
Para Bianca Faria, gestora do projeto “Aracaju Destino Turístico Inteligente” no Sebrae/Se, a apresentação do planejamento foi apenas o começo, “agora cada um dos coordenadores das cinco ações são responsáveis em transformar o plano em realidade”, disse, apresentando a próxima etapa: “o prazo para a execução do plano é de um ano para avaliação das metas alcançadas e aquelas que precisam ser reavaliadas. Em 2018 teremos três reuniões de monitoramento e de acordo com o desenvolver do plano, vamos promover reuniões para avaliar se é preciso rever estratégias.”, disse.
 
Jorge Santana lembrou que no Planejamento Estratégico da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira estão inseridos dois projetos voltados para o turismo, em sintonia com ações de planejamento do Lidera Turismo, e fez questão de creditar sucesso à iniciativa do Sebrae/Se em reunir entidades públicas e privadas em sua construção. “Deixo aqui registrado o nosso reconhecimento a essa iniciativa. O Sebrae dá mais uma vez uma contribuição muito significativa para o turismo da nossa cidade. Quero que seja levado para toda a diretoria da instituição, nosso reconhecimento e nosso agradecimento”, finalizou.  

No encerramento, foram entregues certificados de participação a todos que atuaram na construção do planejamento estratégico do Lidera Turismo.