Destinação de resíduos: Sema forma parceria com a Care para ampliação da coleta seletiva no órgão municipal

Meio Ambiente
04/12/2017 17h40

Separar corretamente o resíduo utilizado e descartá-lo de forma eficaz é a proposta do sistema de Coleta Seletiva. Pensando nisso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), na manhã de hoje, 4, firmou parceria com a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), a fim de fomentar a coleta seletiva no órgão ambiental. 
Para dar início a essa parceria, o cooperado Adriano dos Santos, apresentou para os servidores da Sema o trabalho que a Cooperativa vem realizando. Situada no bairro Santa Maria, zona Sul da capital, a Care conta com apoio de parceiros, como os próprios cidadãos que doam materiais recicláveis para a instituição.  Ao chegar ao local, esses materiais passam por uma triagem antes de serem prensados ou triturados para que sejam comercializados.
 
Diante da necessidade de uma maior quantidade de doação de resíduos recicláveis por parte dos cidadãos e visando fomentar inicialmente a política da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) dentro da própria secretaria, a Sema implantará um sistema de Coleta Seletiva com o objetivo de sensibilizar os servidores para o descarte correto dos resíduos que serão encaminhados à Care.
 
“Queremos estimulá-los ainda mais a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional. Entre algumas das propostas da A3P está a realização dessa palestra, ministrada pelo cooperado Adriano, sobre Coleta Seletiva. Ele enfatizou a importância de fazer com que as pessoas entendam da necessidade do cuidado com o seu lixo e qual a sua destinação”, explica a presidente da Comissão da A3P da Sema, Herivanda Pires. 
 
De acordo com Adriano dos Santos, a parceria junto à Sema irá contribuir para um respaldo ainda mais positivo, uma vez que os próprios servidores do órgão se engajarão na causa, trazendo os seus materiais recicláveis e os destinando à Care. “Nessa parceria, contamos, além da coleta seletiva feita na própria unidade, com o envolvimento de todo o pessoal da secretaria para que possamos fomentar esse trabalho de educação ambiental a fim de expandir essa coleta seletiva de forma eficaz”, declara. 
 
Para o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, que acompanhou a palestra, a parceria objetiva ampliar essa coleta seletiva para toda a gestão municipal. “É importante que possamos unificar as ações da destinação adequada dos resíduos gerados pelas unidades que fazem parte da administração pública municipal, buscando ampliar as ações da A3P. Inicialmente, estamos implantamos pontos de coleta na nossa sede, mais especificamente onde está situado o setor de Educação Ambiental, e o nosso intuito é fazer com que os servidores contribuam com a doação do seu resíduo. A tendência é expandir também para as demais secretarias municipais”, destaca.
 
Coleta Seletiva
 
Os materiais recicláveis que são descartados devem seguir as diretrizes estabelecidas pela coleta seletiva, caracterizadas em:
 
- Plástico: garrafas de água e refrigerantes, sacolas plásticas, embalagens de produtos de higiene e limpeza (limpos e conservados) e brinquedos. 
- Vidro: garrafas, potes e frascos de alimentos e produtos de higiene e limpeza.
- Metal: latas de bebidas e de alimentos, panelas sem cabos, talheres, bacias, objetos de cobre, zinco, bronze e ferro. 
- Papel: jornais, revistas, cadernos, folhas e caixas de papelão.