Estudantes têm aula ao ar livre sobre educação ambiental

Educação
07/12/2017 15h55

Durante a semana, escolas da rede municipal da Educação de Aracaju participaram de visitas lúdicas guiadas pelo grupo teatral EArte, ao Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira. O projeto da Prefeitura de Aracaju é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju(Semed) e Meio Ambiente (Sema), que trabalharam, esta semana, com os estudantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso de Araújo, localizada no Bairro América, e Emei Francisco Guimarães Rollemberg, no Inácio Barbosa.

Durante a visita, os alunos foram conduzidos pelos personagens Fada Kaira, Mangabeira, Alecrim, 5 R's e Doende Sol, que fazem alusão ao reino mágico de Ujacará, cidade fictícia onde o meio ambiente urbano vive em harmonia com o meio ambiente natural. Na próxima semana, será a vez da Emei Dom José Brandão de Castro, no Ponto Novo.

A coordenadora pedagógica da Emei Joaquim Cardoso de Araújo, Silvia Nole, acompanhou as crianças na atividade e relata que todas se mostraram bastante curiosas e encantadas com o teatro ao ar livre e pelas novas descobertas. Ela conta que essa é a continuação de um trabalho de educação para a preservação da natureza, realizada na Emei desde o início do ano letivo.

“Foi maravilhoso. Muito do que eles viram só reforçou o que têm aprendido com o nosso projeto de reciclagem. Desde que começaram as aulas, no começo do ano, as crianças trazem e vão juntando materiais que podem ser reutilizados. Essa aula ao ar livre reforça a aprendizagem”, explica Silvia.

De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais para Diversidade da Semed, Maíra Ielena Cerqueira, a proposta é realizar ações e otimizar os recursos. “Essa parceria entre as secretarias para a educação ambiental é importante porque ela trabalha na perspectiva de qual é o planeta que nós queremos habitar, de uma cidade mais verde, dando às escolas o protagonismo para uma educação ambiental. São muitas as escolas da rede em que fazemos esses projetos e em 2018 tem mais desafios por vir”, afirma.