Revestimento asfáltico aplicado pela Emurb garante comodidade a condutores

Obras e Urbanização
07/12/2017 12h17

Programa de Recapeamento, Plano de Mobilidade, mutirão nos bairros e operação tapa-buraco são algumas medidas adotadas e priorizadas pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju para recuperar a malha viária e restaurar a mobilidade da cidade. Mesmo ainda tendo muito a fazer, já houve avanços no pavimento asfáltico e com um diferencial: as ações de revestimento e recuperação estão chegando a bairros centrais e da zona Sul com a mesma intensidade e qualidade que atendem aos bairros mais afastados e onde nos últimos anos o poder público foi ausente.

Basta observar o que era a avenida Euclides Figueiredo, no bairro Cidade Nova, e como melhorou logo após as intervenções da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) no trecho mais danificado. Na Alexandre Alcino, que corta o Santa Maria, o Programa de Recapeamento mudou a paisagem e beneficiou milhares de motoristas que trafegam diariamente pela via. A administração municipal também tem atuado no Bairro Industrial, Centro, nos bairros Aeroporto, São José e Jardins com ações de recapeamento.

Já no caso da retomada do plano de mobilidade, o primeiro corredor a ser contemplado foi a avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, que deverá ter mais de 2,5 km recapeados. O trabalho deverá ser continuado pela avenida Pedro Valadares para recompor o pavimento, que hoje se apresenta bastante desgastado. Os investimentos somam cerca de R$ 3 milhões, em recursos conveniados com o Governo Federal, e faz parte do Sistema Integrado de Transporte Público.

A prioridade em restaurar a malha asfáltica e a qualidade no material aplicado são dois fatores determinantes para a mobilidade urbana da cidade avançar, como explica Sérgio Ferrari, presidente da Emurb. "Recompor nossa força de trabalho, reativar a Usina de Asfalto, captar recursos, economizar e priorizar investimentos são condicionantes para afirmar que temos avançado e melhorando o estado do pavimento do município. Lógico que ainda há muito o que fazer, mas esta gestão do prefeito Edvaldo Nogueira começou há menos de um ano e com a capacidade que lhe é peculiar, certamente, nos próximos anos a mobilidade terá outra configuração", destaca.