Saúde inicia preparação para campanha de hanseníase e verminoses

Saúde
07/12/2017 18h09

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi), a Rede de Atenção Primária (Reap) e o Programa Saúde na Escola (PSE) reuniram os técnicos para discutir como será realizada a Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses em Aracaju.  A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira, 7, na sala de reuniões da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Esta campanha é uma importante ação estratégica de vigilância que tem por objetivo identificar os casos suspeitos de hanseníase e reduzir a carga parasitária de geohelmintos (vermes). O público alvo são os estudantes, na faixa etária de 5 a 14 anos, matriculados em escolas públicas estaduais e municipais. Este é o primeiro momento, onde vamos apresentar as metas e acertar como será a campanha”, explicou Tânia Santos, coordenadora da Covepi.

Segundo a técnica responsável pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Anaide Prado, está é a quinta campanha que o município de Aracaju participa. “Mas tem dois diferenciais das demais campanhas, nesta, precisaremos do termo de adesão assinado pelos pais dos alunos e também poderemos escolher as escolas que vão participar. Então aproveitamos as escolas que fazem parte do PSE, que são 67 e mais 13 escolas estaduais, sendo um total de 80, ou seja, cerca de 25 mil estudantes”, informou Anaide.

As metas da campanha são: investigar os sinais e sintomas de 75% dos escolares que tenham manchas suspeitas de hanseníase e encaminhá-los para serem avaliados por um profissional médico e 85% dos alunos devem tomar o medicamento Albendazol para combater as geohelmintíases (verminoses). “Mas precisamos do auxílio das Secretarias de Educação municipal e estadual, dos Conselhos de Saúde e de Educação dos dois entes e dos profissionais das unidades básicas para divulgar e apoiar a campanha, pois só assim teremos êxito”, disse Anaide, acrescentando que serão enviados ofícios para estes órgãos solicitando a colaboração.

Além da coordenadora da Covepi e da técnica responsável pelo Programa de Controle da Hanseníase, fizeram parte da reunião o coordenador de Apoio Institucional da Reap, André Baião; a coordenadora de Saúde Bucal, Iucema Santana; as coordenadoras do PSE: Aline Guimarães da SMS e Cláudia Mendonça da Secretaria Municipal de Educação (Semed); o fisioterapeuta do Programa de Controle da Hanseníase, André Santos; e as apoiadoras das Regiões de Saúde da Reap: Sandra Barreto, Jennifer Sobral, Zaíra Monteiro, Michelle Dias, Jamille Rosa dos Santos e Roberta Lisboa da Paixão.