Funcaju reúne parceiros para discutir estratégias para Réveillon 2018

Cultura
11/12/2017 14h23

Após o anúncio da programação do Réveillon 2018, na Orla da Atalaia, pela Prefeitura Municipal de Aracaju, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) dá o primeiro passo para a organização do evento. Nesta segunda-feira, 11, aconteceu uma reunião com órgãos parceiros para discutir estratégias para garantir segurança, mobilidade e alegria aos aracajuanos e turistas que estarão na festa.

O presidente da Funcaju, Silvio Santos, reuniu representantes de órgãos públicos para montar um plano de ações a serem aplicadas no dia 31 de dezembro, no trajeto e nas imediações da Orla de Atalaia, que mais uma vez será palco da Festa de Virada de Ano. Órgãos como Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estiveram no encontro e se colocaram à disposição.

“Iniciamos conversas com alguns agentes públicos alinhando as possibilidades e montando estratégias para serem aplicadas durante a festa. Esse foi o primeiro encontro com todos os órgãos que desenvolverão atividades no evento, a fim de torná-lo seguro e ainda mais bonito. Trocamos propostas, que sem dúvidas farão parte desse conjunto de ações que tornará o evento ainda mais especial”, destaca Silvio.

A Polícia Militar atuará com reforço dobrado em locais estratégicos, a exemplo das imediações e dos terminais de ônibus. A PM trabalhará em conjunto com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. O tenente coronel Vivaldy Cabral explicou que para essa ocasião será montado um esquema de patrulhamento ostensivo, tanto na área onde estará ocorrendo a festa, como também em locais periféricos. “Desde as primeiras horas da tarde do dia 31, nós estaremos promovendo diversas ações a fim de evitar possíveis delitos. Estaremos atuando nos terminais rodoviários e principalmente na área onde o evento estará acontecendo. O que pedimos é que as pessoas colaborem e vão festejar com o espírito festivo, mas também de paz”, conta.

Já os agentes da SMTT montarão uma grande operação em dois turnos, que começará a partir das 17 horas da tarde.  “Já estamos organizando um grande número de agentes que estarão disponíveis em operações nas proximidades da Orla. O trabalho da SMTT será em conjunto com a Emurb. Faremos isolamentos de avenidas e rodovias que dão acesso ao local. Certamente muitas pessoas preferem ir até o evento de transporte, então, provavelmente terão congestionamentos naquela área. É aí que entra o papel dos agentes de trânsito, tentando minimizar os transtornos e garantir um trânsito seguro”, explica o coordenador de trânsito, Alexandre Cardoso Silva.

Uma próxima reunião foi marcada para a segunda-feira, 18, quando os órgãos colocaram em pauta as parcerias e novas estratégias. O evento acontece na Orla de Atalaia no dia 31 a partir das 21h. Maysa Reis, The Baggios, Patusco e Ultra Samba se apresentarão.