Cras da Assistência terão práticas esportivas voltadas para idosos

Assistência Social e Cidadania
11/12/2017 20h10

Em Aracaju, 650 idosos são atendidos pelos 16 Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Além de atividades lúdicas, educativas e culturais, a partir de 2018, as pessoas idosas vinculadas aos Cras terão à disposição as atividades físicas do Programa Vida Saudável, projeto firmado para a capital entre o secretário adjunto municipal da Assistência Social, Valdiosmar Vieira e o secretário municipal de Juventude e Esporte, Jorge Araújo Filho, na tarde desta segunda-feira, 11.

De acordo com Valdiosmar Vieira, esse projeto faz parte de um pacote de parcerias que a vice-prefeita e secretária da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, está firmando para levar políticas públicas para a população aracajuana. “Nós temos uma função muito estratégica, porque trabalhamos diretamente com a subjetividade do ser humano e precisamos lançar mão sempre da intersetorialidade para alcançarmos os nossos objetivos. Como o nosso foco é fortalecer vínculos e a base de todos esses vínculos se encontram nas famílias, as famílias perpassa por diversas nuances que não se esgotam na assistência social, por isso sempre que possível estamos firmando parcerias com outros setores da administração pública e também com as entidades privadas e do terceiro setor”.

Jorge Araújo Filho acredita que o Programa Vida Saudável será uma ferramenta bastante importante para o desenvolvimento da saúde da população da melhor idade. “A premissa da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira é a reconstrução da qualidade de vida e nós entendemos que promover práticas esportivas com o foco nas pessoas idosas é colaborar com essa premissa. Várias pesquisas apontam que o esporte leva vitalidade às pessoas, além de auxiliar no controle de doenças que são mais comuns em pessoas mais idosas, como é o caso da diabetes, hipertensão e osteoporose”, explica.

O Programa Vida Saudável é uma iniciativa do Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis). Ele tem o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas, estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, além de favorecer a pesquisa e a socialização do conhecimento. Em Aracaju o projeto terá dez núcleos e seis subnúcleos dispostos desta maneira:

 

Centro de Referência (Cras)

Bairro

1.                   Núcleo

Cras Antônio Valença Rollemberg

Farolândia

1.1  Subnúcleo

Cras Jardim Esperança

Inácio Barbosa

2.                   Núcleo

Cras Maria Diná Menezes

17 de Março

2.2  Subnúcleo

Cras Santa Maria

Santa Maria

3.                   Núcleo

Cras Maria José Menezes Santos

Coqueiral

3.3  Subnúcleo

Cras Porto D’Antas

Porto D’Anta

4.                   Núcleo

Cras Professor Gonçalo Rollemberg Leite

José Conrado de Araújo

4.4  Subnúcleo

Cras Enedina Bonfim

América

5.                   Núcleo

Cras Terezinha Meira

Veneza I

5.5  Subnúcleo

Cras Madre Tereza de Calcutá

Jabotiana

6.                   Núcleo

Cras João de Oliveira Sobral

Santos Dumont

6.6  Subnúcleo

Cras Carlos Hardman

Soledade

7.                   Núcleo

Cras Pedro Averan

Santo Antônio

8.                   Núcleo

Cras Risoleta Neves

Cidade Nova

9.                   Núcleo

Cras Dr. Carlos Fernandes de Melo

Lamarão

10.               Núcleo

Cras Benjamin Alves

Coroa do Meio