Presidente da Funcaju destaca projetos realizados em 2017 durante entrevista para o Jornal da Xodó FM

Cultura
13/12/2017 15h54

Nesta quarta-feira, 13, o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Silvio Santos, participou do Jornal da Xodó FM, comandado pelos radialistas Welder Ban e pastor Eduardo Carvalho. Réveillon de Aracaju 2018, políticas culturais da fundação e projetos realizados em 2017 foram alguns dos assuntos tratados na entrevista especial.

Ocupe a Praça, Quinta Instrumental, Festival de Brincantes, Simpósio de Carnaval e Circuito Cultural Centro. Esses foram alguns dos eventos destacados durante a ocasião. Segundo Silvio, 2017 foi um ano de muitas dificuldades, mas a fundação não mediu esforços para fomentar as linguagens artísticas e os diversos aspectos culturais. “Todos sabem a situação que encontramos a Funcaju, isso não é novidade. Mas, apesar das dificuldades, sinto orgulho de dizer o quanto fomos vitoriosos e trouxemos a alegria dos artistas e toda população que respira as artes. Demos outra cara ao Centro Cultural de Aracaju, intensificamos as atividades da Escola de Arte Valdice Teles e realizamos projetos que, sem dúvidas, foram muito importantes para a disseminação das artes do nosso povo”, observou.

Ao vivo, o programa contou com a participação do público. Indagado por um ouvinte sobre as políticas voltadas ao audiovisual, Silvio falou sobre as ações realizadas com a proposta de formar públicos e fortalecer o cenário em Aracaju. “Nós, através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, estamos desenvolvendo trabalhos voltados ao processo de formação de público. O ‘Ocupe a Praça’, é um grande exemplo disso. Onde unimos as diversas artes ao audiovisual. É um projeto que acima de tudo tem como objetivo despertar o interesse das pessoas para que ingressem para esse mundo e que promova os trabalhos desenvolvidos aqui. Além disso, claro, também destaco os temas que são discutidos no projeto que tem como pretensão a geração do debate sobre assuntos pertinentes. É uma ação bastante democrática e que une o audiovisual aos diversos aspectos sociais”, explicou.

Sobre a Festa de Virada de Ano, que voltou a ser realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, na Orla de Atalaia, Silvio Santos destacou as parcerias e também o esquema montado em conjunto com outros órgãos para tornar uma festa inesquecível e muito bonita. “Apesar dos desafios, o Réveillon será realizado este ano. Isso, graças às parcerias entre a Prefeitura, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp). Estamos muito felizes com essa união entre as instituições e agradecidos. Será uma festa muito bonita e repleta de significados. Segunda-feira realizamos uma reunião com alguns órgãos que estarão participando diretamente dando suporte e trabalhando com planos de ações. Com certeza, será uma grande festa”.

Na oportunidade, Silvio aproveitou para convidar os sergipanos e turistas para participarem do Réveillon na Orla. “Aproveito o espaço, já que estamos sendo ouvidos em todo o estado, para convidar todos os sergipanos e pessoas que se encontram em nosso estado para vir até Aracaju festejar o ano que está chegando. Todos serão muito bem recebidos”, finalizou.
Neste ano a festa começa a partir das 21h30 com shows da cantora Maysa Reis e a banda sergipana The Baggios, após as apresentações durante 15 minutos acontecerá um show pirotécnico, em seguida se apresentarão as bandas Patusco e Ultra Samba.