Sema discute diretrizes para a reestruturação do Horto Municipal de Aracaju

Meio Ambiente
13/12/2017 16h39

Nesta quarta-feira, 13, o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, reuniu a equipe técnica para definir as diretrizes do projeto de reestruturação do Horto Municipal da Prefeitura de Aracaju, localizado no parque Augusto Franco. Os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) realizaram o diagnóstico do local e discutiram as etapas a serem realizadas para a execução do projeto, definindo os próximos passos.   
 
A Sema assumiu em outubro deste ano a administração do Horto Municipal, que antes era de responsabilidade da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O objetivo é requalificar os programas de produção de mudas e de arborização da cidade, fatores que fazem parte do programa Aracaju Sustentável, vinculado ao Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). 
 
De acordo com o secretário Augusto Cesar Viana, a reunião serviu para discutir com a equipe técnica a proposta para a reestruturação do Horto, que é transformá-lo em uma área educativa com a implantação de projetos que ofertarão práticas sustentáveis para os visitantes do parque, como reuso da água, Meliponário (criação de abelhas sem ferrão), onde os visitantes poderão conhecer todo o processo de produção de mel, Minhocário, reciclagem de resíduos, área para prática de atividades lúdicas, a serem realizadas pelo setor de Educação Ambiental da Sema e jardim sensorial. 
 
“A ideia central é transformar o local em um centro de educação ambiental, oferecendo visitas guiadas nas quais os participantes possam aprender, na prática, técnicas de sustentabilidade, para que possam conhecer um pouco mais a fundo esses aspectos sustentáveis e consigam replicar em suas casas. Esse é um dos projetos prioritários para o ano de 2018”, destaca Augusto Cesar Viana.