Reaps de Aracaju apresenta ações para o fortalecimento da assistência psicossocial na Bahia

Saúde
13/12/2017 17h00

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou do Seminário de Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial do estado da Bahia. Durante o evento, o coordenador da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) de Aracaju, Dalmare Sá, apresentou a exitosa experiência da capital, que teve início ainda em 2002, com a implantação dos primeiros Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Para o coordenador, a cogestão de trabalhadores e usuários (com assembleias constantes, onde cada paciente pode manifestar demandas e sugestões), e o fortalecimento da educação permanente, são pontos fundamentais para o sucesso dessa transformação. “Nós trabalhamos em conjunto com quem é assistido, pois essa troca de experiências acaba se tornando também uma espécie de feedback das estratégias que traçamos para os serviços que oferecemos. As famílias também fazem parte deste processo, uma vez que elas recebem orientações dos nossos profissionais para que o cuidado seja contínuo, onde quer que o paciente esteja”, relatou.

De acordo com Dalmare, o fim dos hospitais psiquiátricos e instituições asilares foi uma grande conquista, pois esses ambientes acabavam promovendo uma verdadeira exclusão social de quem sofria transtornos mentais. “Hoje percebemos que o convívio social é uma peça chave para que os nossos usuários possam ter uma recuperação mais efetiva. Por isso fizemos questão de reforçar neste Seminário a importância de defender o modelo de desinstitucionalização manicomial, que é a saída dos usuários dos manicômios para receberem a assistência nos Caps, retornando aos seus lares, e tendo acesso às residências terapêuticas, quando necessário. Iniciamos essa transformação há 15 anos, e hoje já podemos observar uma grande melhoria na Saúde mental dos nossos pacientes”, relatou.

Além do Reaps de Aracaju, as Redes de Atenção Psicossocial de Pernambuco e do próprio estado da Bahia apresentaram suas ações, trocando experiências e novas ideias para melhorar ainda mais a assistência no Sistema Único de Saúde de cada região.