E-SUS já cadastrou mais de 117 mil pessoas em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
13/12/2017 18h23

O e-SUS está em pleno avanço em Aracaju. O sistema, que busca reestruturar e integrar as informações da Atenção Básica, atualmente tem 117 mil pessoas cadastradas na capital sergipana, 28 mil a mais em relação aos 89 mil inscritos no início do ano.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap) da Secretaria Municipal da Saúde, Monalisa Almeida Fonseca, o objetivo da gestão atual é de cadastrar todos os usuários do Sistema Único de Saúde de Aracaju nos próximos 4 anos, e parte desse processo terá como base a distribuição dos tablets com o aplicativo do e-SUS aos agentes comunitários.
"O Ministério da Saúde [MS] implanta o e-SUS em todos os municípios do país, mas cada cidade faz suas modificações através do sistema. Com isso, constantes atualizações são realizadas, o que torna nossa usabilidade melhor a cada versão do programa. E para agilizar ainda mais esse processo em Aracaju, nossa gestão distribuiu mais de 600 tablets às 116 Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, ferramenta que também será fundamental para a implantação do nosso prontuário eletrônico", contextualizou a coordenadora da Reap, Monalisa Fonseca.

Melhoria acelerada

Monalisa diz que esses aparelhos, distribuídos pela atual gestão vão substituir as antigas fichas de papel, o que dará mais agilidade ao trabalho dos agentes, e proporcionará a possibilidade de uma expansão ainda mais rápida no cadastros do e-SUS. "E isso vai facilitar ainda mais com o prontuário em funcionamento, pois toda a nossa rede passará a ter acesso às informações de cada usuário em tempo real", explicou.

Dentro desse fluxo de trabalho, os indicadores de saúde coletados durante as entrevistas de quem está cadastrado servirão de parâmetro para análises da situação da assistência prestada e, com isso, para se identificar o que deve ser melhorado. "Os mais de 117 mil cadastros já formam um retrato das demandas prioritárias dos nossos usuários. Dessa forma já começamos a produzir planilhas de planejamento para implementar ainda mais a Saúde dentro do território de Aracaju. É importante destacar também que esse crescimento, de quase 30 mil cadastros nos últimos meses, foi fruto de um intenso trabalho em conjunto com cada equipe integrante das oito regiões de Saúde do nosso município", observou Monalisa.

Detalhes do sistema

O e-SUS é a ferramenta utilizada para coletar as informações que são produzidas pelos profissionais que trabalham na atenção básica. No caso dos agentes de Saúde, eles fazem um cadastro tanto domiciliar quanto individual, levando em conta desde o saneamento básico até o diagnóstico de doenças, como hipertensos, diabéticos e quantidade de crianças e gestantes, por exemplo.

"Como nós trabalhamos por território, divididos em oito regionais de Saúde, cada região tem sua especificidade. Essas informações servem trabalharmos considerando as diferenças e peculiaridades de cada uma. Mas não apenas isso. Com o avanço no levantamento dessas informações, ainda conseguimos encontrar dentro dessas regiões diferença especificidades de uma unidade de saúde para outra", explicou a coordenadora da Reaps.

O programa começou a ser efetivado em todo país no ano passado e, em Aracaju, o e-SUS foi iniciado com 20 mil pessoas cadastradas. "Isso já demonstra o total empenho das nossas equipes. Os cadastros aumentaram consideravelmente no último ano graças à mobilização conjunta dos profissionais com as próprias comunidades envolvidas", concluiu Monalisa.