Trabalho da Prefeitura no loteamento Nova Liberdade I tem aprovação dos moradores

Obras e Urbanização
14/12/2017 15h21

Mudanças ocorridas na urbanização de ruas vão desde a alteração de nome até a consolidação de políticas de saneamento. Quando estas transformações refletem na vida dos moradores é a prova de que o poder público está presente na vida da comunidade, levando serviços e atendendo às solicitações das pessoas. O caso mais recente em que a participação popular e a sensibilidade administrativa foi importante para a resolução de problemas ocorreu no loteamento Nova Liberdade I, bairro Olaria, zona Norte da capital.

Uma das ruas onde os moradores sofriam com buracos, lama e falta de saneamento era a antiga rua C, que através da lei municipal 4.657 passou a ser denominada Joana Calixto dos Santos Fontes, mas que nesta semana representou uma mudança profunda na paisagem urbana e na dignidade de quem vive no local. É que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), levou àquela comunidade uma um conjunto de serviços estruturais que corrigiu problemas na drenagem e recuperou o pavimento de toda a extensão da rua.

O interesse da administração municipal em equacionar as demandas é reconhecido pelos moradores que, além de aprovar o recapeamento, confirmam as mudanças urbanísticas na via. O líder comunitário Serafim Fontes faz questão de percorrer a rua e destacar as melhorias que para eles "são fundamentais para a comunidade". "Costumo ser firme nas cobranças e justo no reconhecimento. Sofríamos com lama e buracos nesta rua e sempre sonhamos em vê-la pavimentada como está agora. Entramos em contato com os gestores da Emurb, que se comprometeram em tomar as providências, e assim foi feito. A estas pessoas e ao prefeito Edvaldo Nogueira, quero publicamente agradecer pelo atendimento do nosso pleito", relata Serafim.

A dona de casa Jaqueline Cavalcante vive há mais de 18 anos no Nova Liberdade e relembra com tristeza dos momentos difíceis pelos quais passou. "Nem estímulo para limpar a casa eu tinha, já que quando não era a poeira, era a lama. Sem contar que até para entra dentro de casa tinha dificuldades pelos buracos da rua. Agora isso ficou no passado. Até as crianças aproveitam para brincar de amarelinha, pega-pega e outras brincadeiras saudáveis. Por tudo isso, só tenho a agradecer a quem está administrando nossa cidade", pontua dona Jaqueline.

Estas problema na rua Joana Calixto já havia sido detectado pelos engenheiros da empresa municipal, que foi reconstruindo a base e a sub-base nas últimas semanas. Sérgio Ferrari, presidente da Emurb, admite que o problema vinha desde 2014 e que agora foi resolvido. "Esta demanda foi gerada por conta de uma obra mal executada na gestão passada e que não resolveu de fato os problemas desta rua. Assim que tomamos conhecimento analisamos o que poderia ser feito e através de nossa Diretoria de Operações atendemos aos moradores. Eu sempre friso que o diálogo com a comunidade é um horizonte aberto e é bem-visto e estimulado pelo prefeito Edvaldo Nogueira", ressalta Ferrari.