Educação de Aracaju se prepara para Conferência Nacional do Meio Ambiente

Educação
14/12/2017 19h55

Nesta quinta-feira, 14, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e com o Ministério da Educação (MEC) realizaram uma oficina de capacitação em projetos de preservação do meio ambiente. O encontro aconteceu no auditório Antônio Vieira de Melo, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, Siqueira Campos.

O objetivo é capacitar os gestores das 74 unidades de ensino para que eles facilitem oficinas de elaboração de projetos práticos de preservação do meio ambiente junto aos alunos, que são o público principal da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a ser realizada  de 15 a 19 de junho de 2018, em Brasília.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos serão concernentes à preservação das águas.  O primeiro passo será realizar um diagnóstico da água em suas comunidades, seja em lagos, em rios, praias e do acesso à água potável. Em seguida, eles mesmos irão propor ações de preservação, educação ambiental, executarão esses projetos e cadastrarão no site do Ministério da Educação.

Após essa etapa, 100 escolas de Sergipe serão selecionadas para defenderem seus projetos na Conferência Estadual Infantojuvenil do Meio Ambiente e, na ocasião, 12 projetos serão selecionados para levarem suas propostas para a Conferência Nacional que será realizada pelo MEC, de 14 a 19 de junho de 2018, em Brasília.

Para o diretor da Educação Básica da Semed, Manuel Prado, abordar a educação ambiental é um desafio para a rede municipal da Educação de Aracaju. " Precisamos pensar em uma cidade melhor para o hoje, mas projetando o amanhã. Uma cidade educadora potencializa as escolas e as comunidades para as questões ambientais. Essa é mais uma de nossas metas", revela.

Oficina

Na oportunidade, os gestores e professores aprenderam o passo a passo de como orientar os estudantes a desenvolverem projetos de preservação do meio ambiente nas comunidades onde as escolas estão localizadas. Para a coordenadora de Políticas para Educação e Diversidade da Semed, Maíra Ielena Nascimento, a realização da oficina é muito importante, tendo em vista que a ideia do MEC é de que todos os projetos sejam pensados, elaborados e executados pelos jovens. "Nossos estudantes serão estimulados a pensar as questões relativas à preservação do meio ambiente globalmente, ao passo em que vão agir localmente", destacou a coordenadora.

O facilitador da oficina, consultor do Ministério da Educação, Waldson Costa, discorreu sobre a importância da rede municipal da Educação de Aracaju estar engajada nesse processo de construção coletiva de projetos de preservação do meio ambiente. "Nós esperamos que os estudantes de Aracaju façam excelentes projetos para representarem bem Aracaju e Sergipe, colocando em prática uma cultura de preservação do nosso meio ambiente", afirmou.

A diretora da Escola Municipal Professor José Antônio da Costa Melo, Itamara Leite, conta que a unidade de ensino já trabalha com os alunos a questão do cuidado que se deve ter com o meio ambiente, mas que a Conferência será uma oportunidade de trabalhar de forma mais sistemática a temática.

"Um projeto como esse mostra, principalmente, que o jovem pode ser protagonista de iniciativas. Aqui, na Costa Melo, temos um trabalho massivo de cuidado com a natureza como arborização, jardinagem, compostagem e outras ações. A participação dos alunos na Conferência será um grande aliado nosso na educação ambiental. Estamos animados", explicou Itamara.