Nova brinquedoteca da USF Carlos Hardman promove Saúde às crianças do bairro Soledade

Saúde
14/12/2017 17h52

Os usuários dos serviços oferecidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman Cortes foram surpreendidos ao encontrar um novo espaço destinado às crianças da comunidade do bairro Soledade. Uma brinquedoteca foi montada ao lado da recepção, com o objetivo de integrar socialmente o público infantil, usando abordagens lúdicas e educacionais.

A ideia do projeto surgiu da vontade dos trabalhadores da USF em humanizar o ambiente, para que as crianças não associem o posto de saúde como lugar de dor e sofrimento, já que elas, muitas vezes, se utilizam da unidade para tomar vacinas. De acordo com a enfermeira e responsável técnica, Eunice Barreto Coelho, há cerca de 18 meses os servidores começaram a se organizar para tornar esse desejo em realidade.

“De lá pra cá, fizemos rifas de eletrodomésticos pra arrecadar fundos para construção dos móveis de Madeira, sensibilização dos profissionais e da comunidade pra arrecadar livros e brinquedos não utilizados. Com todos os recursos em mãos, comunicamos à Secretaria Municipal de Saúde [SMS] sobre nosso projeto, e o retorno foi extremamente positivo. Com isso, recebemos residentes de saúde da família para nossa unidade, o que possibilitou a efetivação da brinquedoteca, com distribuição de lanches e realização de brincadeiras”, revelou Eunice.

A responsável técnica reforçou ainda que a brinquedoteca do Carlos Hardman não servirá apenas como um mero espaço de lazer para as crianças, mas será utilizada também como ambiente de avaliação do desenvolvimento psicomotor na infância. “Para isso, contamos com a parceria dos integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da SMS, que atuam em nossa região. Promoveremos dias de cineminha; pintura; leitura; brincadeiras de rodas, tudo com um cunho de avaliação do desenvolvimento da criança”, complementou.

O gerente da USF, Aloizio Franca, destacou que a parceria entre os servidores, que tiverem essa iniciativa, e o total apoio oferecido pela Saúde de Aracaju foram fundamentais para o sucesso desta ação. “Sem essa articulação conjunta, o nosso projeto não poderia ter se tornado realidade. Hoje os pais e mães que se utilizam dos nossos serviços podem contar com mais uma forma de garantir a saúde dos seus filhos de uma forma leve, prazerosa e efetiva”, comemorou.

Felicidade que a usuária Leidijany dos Santos, 23, compartilhou com os profissionais da USF. “Há muito tempo faço uso dessa unidade e sempre fui bem recebida, mas com essa novidade, nossa recepção ficou ainda melhor. Meu filho adorou o espaço, e é ótimo saber que ao mesmo tempo em que ele se diverte, saúde dele está sendo bem cuidada”, reconheceu.