Projeto Aracaju Segura promove ação intersetorial nos bairros Santa Maria e 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
14/12/2017 18h25

Dando continuidade às ações de integração e intersetorialidade entre as várias secretarias e órgãos da Prefeitura de Aracaju no combate às dificuldades e problemas sociais, integrantes da Secretaria Municipal da Assistência Social se reuniram na tarde desta quinta-feira, 14, na Escola Municipal Diomedes Santos Silva, localizada no Santa Maria, com trabalhadores e gestores de várias pastas que atuam nos bairros Santa Maria e 17 de Março. A partir do projeto “Aracaju Segura”, o encontro teve como objetivo concretizar um plano de ação para o enfrentamento da violência na capital, iniciando por estes locais considerados como de maior vulnerabilidade. Também estiveram presentes as secretarias da Defesa Social e Cidadania (Semdec), Guarda Municipal (Gma), Saúde (Sms), Juventude e Esporte (Sejesp), Educação (Semed), Apoio ao Trabalho (Fundat), Indústria, Comércio e Turismo (Semict).

É a segurança pensada e entendida não apenas sob o aspecto da repressão, mas da prevenção. Para isso, foi criado um ciclo de oficinas entre as secretarias com o propósito de que elas se conheçam. “Não há como fazer isso apenas em uma única área. Por isso pensamos na criação de um grupo que vai buscar estratégias para um trabalho conjunto nos territórios e, então, priorizamos o Santa Maria e o 17 de Março. É importante lembrar que, apesar da iniciativa da gestão, não se trabalha intersetorialidade por decreto. Nós entendemos que ela se faz com a determinação governamental mas, principalmente, juntando todos os envolvidos: comunidade e administração”, explicou o secretário-adjunto Valdiosmar Vieira.

Sair do pensamento da própria caixinha, entendendo o fazer do outro para que as medidas não sejam apenas protocolares. Assim salienta a assessora de Planejamento da Assistência de Aracaju, Shirley Dantas. “As primeiras reuniões que aconteceram foram com os gestores das secretarias da Assistência, Defesa Social e Cidadania, Guarda Municipal, Saúde, Juventude e Esporte, Educação, Apoio ao Trabalho, Indústria, Comércio e Turismo. Agora é a vez de dialogar com quem atua, na prática, na localidade. Nesta rede que construímos ao longo do ano, através do empenho da vice-prefeita e secretária Elaine Aquino, estamos fomentando metodologias dinâmicas e lúdicas para que eles entendam quais as questões que nós temos que enfrentar unidos para baixar os indicadores desta vulnerabilidade social”.

Para além da proteção da comunidade, a coordenadora de formação e aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Aracaju, Tássia Nascimento, ressalta que esta é forma de não sentir que cada um está sozinho. “Cada um aqui acaba tendo que enxergar as suas falhas e suas deficiências. Mas é a partir daqui que percebemos nossos limites e vemos até onde o nosso esforço pode ser apoiado pelo outro, de maneira que isso otimize o próprio trabalho”.