Defesa Social retoma criação de Núcleo Comunitário do bairro Jabotiana

Defesa Social e Cidadania
14/12/2017 18h31

Na tarde desta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), realizou o segundo encontro com moradores e líderes comunitários do bairro Jabotiana. O espaço possibilitou o diálogo sobre a formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) da comunidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o objetivo é  formar, até o final de 2020, o total de dez Nudec's, em dez diferentes bairros da capital, com o intuito de construir um elo efetivo entre a Defesa Civil e a comunidade. O grupo, que atuará de forma voluntária, contribuirá tanto com a divulgação de alertas e informações pertinentes à comunidade, como também nas estratégias adotadas durante situações adversas. O núcleo poderá, inclusive, levar ao conhecimento do órgão as situações de risco, que venham a ser identificadas por eles. "A ideia é formar multiplicadores. Compartilhar o conhecimento de Defesa Civil quanto à identificação de situações de risco, como as relacionadas aos deslizamentos de encostas, inclinação de postes e árvores", detalhou o coordenador.

O bairro Jabotiana, que envolve os conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia além da Jabotianinha, o Largo da Aparecida e o povoado Aloque, está localizado às margens do rio Poxim. Essas regiões tendem a enfrentar problemas, quando as chuvas são frequentes e o rio não suporta o volume de água, vindo a transbordar.

"Nesse bairro, o núcleo possibilitará a otimização da divulgação de informações, em casos de anormalidade, para que população possa adotar as providências necessárias à garantia da segurança, além de evitar prejuízos materiais, diante de alagamentos, por exemplo", ressaltou Sílvio Prado.

A reunião que aconteceu na sede da Associação de Moradores do Sol Nascente e JK contou com a presença do Movimento Ambientalista Jabotiana Viva, que é organizado pelos próprios moradores do bairro. De acordo com o presidente do movimento, Antônio Wanderley, o Nudec é uma das reivindicações que a comunidade vem fazendo ao poder público, há algum tempo, além disso, ele destacou a importância do envolvimento efetivo da comunidade. "O Nudec é fundamental para o nosso bairro, já que nosso bairro é tão frágil em relação às inundações. A comunidade precisa saber como agir e somente a partir de um núcleo, instituído, e com ampla participação, será possível evitar problemas maiores", comenta.