Edvaldo participa da posse da nova Mesa Diretora do TCE/SE

Agência Aracaju de Notícias
15/12/2017 14h19

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 15, a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. A solenidade, que reuniu autoridades dos três poderes, aconteceu na sede da Corte, quando foram empossados os conselheiros Ulices Andrade (presidente), Carlos Alberto Sobral (vice-presidente) e Angélica Guimarães (corregedora-geral), que desempenharão as novas funções pelos próximos dois anos.

Os membros da nova Mesa foram eleitos pelo colegiado do TCE por unanimidade em sessão do pleno ocorrida no dia 9 de novembro. Ao ser eleito, o conselheiro Ulices Andrade, que substituirá o conselheiro Clóvis Barbosa na presidência, antecipou que uma das metas que buscará atingir em sua gestão está na valorização do quadro técnico do órgão. Embora a posse tenha ocorrido nesta sexta, a nova gestão terá início no dia 2 de janeiro de 2018, seguindo o que determina o Regimento Interno do Tribunal.

Para Edvaldo, Ulices Andrade tem o perfil adequado para a presidência do TCE, uma vez que é aberto ao diálogo e atua com firmeza, além de ter larga experiência no serviço público. “Ulices é um gestor público e teve uma vida dedicada à sociedade e a melhoria do serviço público, seja como deputado por cinco mandatos, seja como secretário de Estado e como conselheiro. Ele tem feito um grande trabalho, tendo sido inclusive corregedor. Agora, chega ao cargo máximo, o que significa, sem dúvidas, a certeza de que será bem sucedido”, afirmou.

O prefeito prosseguiu: “Em seu discurso, o novo presidente estabeleceu o que todos nós queremos, que é o trabalho do tribunal fiscalizando, mas, ao mesmo tempo, ajudando. O TCE deve ser um órgão que auxilia a administração a ser transparente, ética, democrática e eficiente. Ulices tem a capacidade do diálogo, para com quem quer trabalhar corretamente, e da firmeza, contra quem malversa o dinheiro público.

Boa relação com os gestores

No discurso de posse, Ulices Andrade fez um rápido balanço da sua atuação, e citou como exemplos na administração pública em Sergipe o ex-governador Marcelo Déda e o ex-prefeito Orlandinho Andrade, seu irmão. Ambos já faleceram. Ao citá-los, o novo presidente pontuou que estabelecerá um novo modelo de atuação no tribunal, com ampla abertura ao diálogo com os gestores públicos. “Nossa meta é qualificar os servidores e buscar ser pedagógico junto com os administradores para que possam ter as contas melhores, com menos problemas, gerando menos trabalho e menos processos”, disse.

O conselheiro também fez referência ao prefeito Edvaldo Nogueira em seu discurso, quando citou uma declaração recente do chefe do Executivo da capital, na qual ele reforça a percepção de que o responsável pela administração pública é o gestor eleito pelo povo para tal função. “O prefeito Edvaldo Nogueira disse recentemente que ele foi eleito pelo povo para administrar a cidade, portanto é ele o responsável por governar o município. Concordo com o prefeito: é o gestor público quem governa. Por isso, queremos ter uma relação diferente com os gestores, de diálogo, de auxílio, respeitando o papel de cada um”, reiterou Ulices Andrade.

O prefeito agradeceu a referência ao seu nome. “Fiquei muito feliz, pois ele realçou aquilo que eu realmente acredito. Nós, gestores do Poder Executivo, somos votados pela sociedade que nos delega a responsabilidade de governar. Temos que ser fiscalizados, acompanhados, ajudados, mas o papel de governar, de definir prioridades é do Poder Executivo. A atuação dos poderes deve ser harmônica”, frisou.

Balanço

O conselheiro Clóvis Barbosa, que se despede do cargo de presidente do TCE, fez um longo discurso no qual expôs um balanço do trabalho do órgão nos dois últimos anos. “Dei tudo de mim para que a Corte de Contas fizesse valer seu papel, para que o TCE assumisse o protagonismo que lhe cabe, no exercício da função de controlador externo, de quem acompanha a destinação do dinheiro público do povo e o retorno à população”, destacou.

Prestigiaram a solenidade o governador Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas, deputados estaduais, vereadores, secretários estaduais e municipais, além de dirigentes do Ministério Público e da Justiça Estadual. 

Biografia

Ulices de Andrade Filho nasceu em Canhoba e formou-se em Administração pela Fanese em 2003, pós graduando-se em Gestão Empresarial pela FGV, em 2005. Foi deputado estadual por cinco legislaturas seguidas, de 1991 a 2010. Participou de todas as comissões da Casa, além de ter presidido diversas delas. Ulices exerceu o cargo de secretário de Estado da Administração em 1993 e 1994, secretário especial de Desenvolvimento Regional em 1995 e secretário especial de Desenvolvimento Regional e Metropolitano entre 1995 e 1996. Foi presidente da Assembleia Legislativa por duas vezes (2007/2009 e 2009/2010). Foi empossado conselheiro do TCE/SE em 14 de outubro de 2010.